Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

10 opções de alimentos antioxidantes

Eles ajudam a combater a ação dos radicais livres e melhoram a saúde da célula

alimentos antioxidantes
Foto: Pixabay

Segundo um estudo publicado no Ame­ri­can Journal of Clinical Nutrition, existem 10 opções de alimentos antioxidantes, que são ricos na propriedadeEmbora a amora tenha ficado no topo da lista e a cranberry em 5º lugar, selecionamos os alimentos antioxidantes que são encontrados no Brasil. Eles fo­ram classificados segundo o teor, por porção, desses exterminadores de radicais.

Confira 10 alimentos antioxidantes: 

Nozes: 2º lugar do ranking, estão entre as mais poderosas fontes de antioxidantes (são ao menos 15), especialmente o ácido elágico e a vitamina E, que combate o envelhecimento. Também presente no morango, o ácido elágico tem um poderosa ação anticâncer. Para baixar o risco de doenças cardiovasculares, coma um punhado de nozes ao menos 4 vezes por semana.

alimentos antioxidantes

Foto: Getty Images

Morango: a plantinha ficou em 3º lugar na lista dos campeões em antioxidantes, entre os mais de 100 alimentos testados. É recheada de fenóis, principalmente a antocianina. Essa substância não apenas dá a cor ao morango, mas também é um poderoso antioxidante, que já se demonstrou proteger as células. O conteúdo de fenóis do morango é tão alto que faz dele uma espécie de fruta “três em um”: anticâncer, anti-inflamatória e pró-coração. Uma curiosidade: uma pesquisa feita mostrou que quanto mais se come morango, mais o corpo é capaz de assimilar a antocianina.

alimentos antioxidantes

Foto: Getty Images

Alcachofra: a planta é a 4ª do ranking de antioxi­dantes. Além de ótima fonte de vitamina C, é rica em uma série de flavonóides, uma categoria de antioxidante, entre eles a quercetina, que protege con­tra o câncer e doenças do co­ração. O ve­getal foi o único, de acordo com pesqui­sa da Universi­da­de Complutense de Ma­dri, Espanha, que manteve altos os ní­veis de antioxidantes, independentemen­te do método de preparo (micro-ondas, panela de pressão, fervura, fritura).

alimentos antioxidantes

Foto: Getty Images

Café: contém quatro vezes mais antioxidantes que o chá verde. E mais, os destruidores de radicais livres presentes no café são altamente absorvíveis pelo corpo. Mas a melhor notícia é que o efeito des­sas substâncias con­tinuam, ainda que o ca­fé seja misturado ao leite. Portanto, o café com leite, rei das refeições matinais, está liberado.

alimentos antioxidantes

Foto: Getty Images

Noz Pecã: é repleta de vitamina E, ácido fólico, além de magnésio, fósforo, potássio e zinco. Bastam 8 pecãs para obter os benefícios que esses antioxidantes trazem.

alimentos antioxidantes

Foto: Getty images

Pipoca: você tem um bom motivo, a partir de ago­­ra, para não se sentir tão culpado ao devorar um saco gigante de pi­poca enquanto assiste a um filmi­nho. Estudos apresentados durante o encontro da Sociedade Americana de Química apontaram que o alimen­to tem uma grande quantidade de polifenóis, um dos mais potentes antioxidantes que se conhece.

alimentos antioxidantes

Foto: Pixabay

Suco de uva: é riquíssimo em flavonóides, antioxidante capaz de manter as artérias “limpas”. Por isso mesmo, o consumo da bebida, assim como o vinho, está associado a uma menor incidência de infartos. Os flavonóides também aumentam a produção do colesterol do bem, o HDL, e reduzem o do mal, o LDL, justamente o tipo de gordura que se deposita nas artérias.

alimentos antioxidantes

Foto: Getty Images

Chocolate: o mérito aqui vai para o cacau, fonte por excelência de flavonóides. Essa classe de antioxidantes, encontrada na fruta, matéria-prima do chocolate, também é fotoprotetora e hidratante, ajudando a prevenir rugas. Duas barras pequenas de chocolate (10 g cada) com 70% de cacau na composição suprem a necessidade diária de flavonóides. Graças às substâncias, o cacau tem, ainda, funções anti-inflamatória e antialérgica.

alimentos antioxidantes

Foto: Getty images

Cereja: o segredo da frutinha são as antocianinas, o pigmento que dá a elas a cor avermelhada, mas que também protege o corpo dos radicais livres. Estudos já mostraram que essas substâncias são anti-inflamatórias e combatem o envelhecimento.

alimentos antioxidantes

Foto: Getty Images

Vinho tinto: o mais poderoso antioxidante do vinho é o resverastrol. Encontrado na casca da uva e, claro, na bebida, a substância ajuda a minimizar os efeitos do envelhecimento, reduz as rugas da pele, doenças circulatórias e câncer. Cuidado: tome vinho sim, mas com moderação.

alimentos antioxidantes

Foto: Pixabay

Quais destes alimentos antioxidantes não saem da sua dieta? Conte para a gente e compartilhe conosco em nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.

Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Espaço dedicado para os nutricionistas ampliarem a sua visão de negócios

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Espaço dedicado para os nutricionistas ampliarem a sua visão de negócios

Ganhar massa muscular

O princípio básico para evitar esse problema é o meio termo

Nutrição

O chocolate amargo é a principal opção nessa proposta

Nutrição

Outro tópico checado pelo Sport Life para impedir a disseminação de mitos sobre esse suplemento