10 opções de alimentos antioxidantes

Eles ajudam a combater a ação dos radicais livres e melhoram a saúde da célula

alimentos antioxidantes
Foto: Pixabay

Segundo um estudo publicado no Ame­ri­can Journal of Clinical Nutrition, existem 10 opções de alimentos antioxidantes, que são ricos na propriedadeEmbora a amora tenha ficado no topo da lista e a cranberry em 5º lugar, selecionamos os alimentos antioxidantes que são encontrados no Brasil. Eles fo­ram classificados segundo o teor, por porção, desses exterminadores de radicais.

Confira 10 alimentos antioxidantes: 

Nozes: 2º lugar do ranking, estão entre as mais poderosas fontes de antioxidantes (são ao menos 15), especialmente o ácido elágico e a vitamina E, que combate o envelhecimento. Também presente no morango, o ácido elágico tem um poderosa ação anticâncer. Para baixar o risco de doenças cardiovasculares, coma um punhado de nozes ao menos 4 vezes por semana.

alimentos antioxidantes

Foto: Getty Images

Morango: a plantinha ficou em 3º lugar na lista dos campeões em antioxidantes, entre os mais de 100 alimentos testados. É recheada de fenóis, principalmente a antocianina. Essa substância não apenas dá a cor ao morango, mas também é um poderoso antioxidante, que já se demonstrou proteger as células. O conteúdo de fenóis do morango é tão alto que faz dele uma espécie de fruta “três em um”: anticâncer, anti-inflamatória e pró-coração. Uma curiosidade: uma pesquisa feita mostrou que quanto mais se come morango, mais o corpo é capaz de assimilar a antocianina.

alimentos antioxidantes

Foto: Getty Images

Alcachofra: a planta é a 4ª do ranking de antioxi­dantes. Além de ótima fonte de vitamina C, é rica em uma série de flavonóides, uma categoria de antioxidante, entre eles a quercetina, que protege con­tra o câncer e doenças do co­ração. O ve­getal foi o único, de acordo com pesqui­sa da Universi­da­de Complutense de Ma­dri, Espanha, que manteve altos os ní­veis de antioxidantes, independentemen­te do método de preparo (micro-ondas, panela de pressão, fervura, fritura).

alimentos antioxidantes

Foto: Getty Images

Café: contém quatro vezes mais antioxidantes que o chá verde. E mais, os destruidores de radicais livres presentes no café são altamente absorvíveis pelo corpo. Mas a melhor notícia é que o efeito des­sas substâncias con­tinuam, ainda que o ca­fé seja misturado ao leite. Portanto, o café com leite, rei das refeições matinais, está liberado.

alimentos antioxidantes

Foto: Getty Images

Noz Pecã: é repleta de vitamina E, ácido fólico, além de magnésio, fósforo, potássio e zinco. Bastam 8 pecãs para obter os benefícios que esses antioxidantes trazem.

alimentos antioxidantes

Foto: Getty images

Pipoca: você tem um bom motivo, a partir de ago­­ra, para não se sentir tão culpado ao devorar um saco gigante de pi­poca enquanto assiste a um filmi­nho. Estudos apresentados durante o encontro da Sociedade Americana de Química apontaram que o alimen­to tem uma grande quantidade de polifenóis, um dos mais potentes antioxidantes que se conhece.

alimentos antioxidantes

Foto: Pixabay

Suco de uva: é riquíssimo em flavonóides, antioxidante capaz de manter as artérias “limpas”. Por isso mesmo, o consumo da bebida, assim como o vinho, está associado a uma menor incidência de infartos. Os flavonóides também aumentam a produção do colesterol do bem, o HDL, e reduzem o do mal, o LDL, justamente o tipo de gordura que se deposita nas artérias.

alimentos antioxidantes

Foto: Getty Images

Chocolate: o mérito aqui vai para o cacau, fonte por excelência de flavonóides. Essa classe de antioxidantes, encontrada na fruta, matéria-prima do chocolate, também é fotoprotetora e hidratante, ajudando a prevenir rugas. Duas barras pequenas de chocolate (10 g cada) com 70% de cacau na composição suprem a necessidade diária de flavonóides. Graças às substâncias, o cacau tem, ainda, funções anti-inflamatória e antialérgica.

alimentos antioxidantes

Foto: Getty images

Cereja: o segredo da frutinha são as antocianinas, o pigmento que dá a elas a cor avermelhada, mas que também protege o corpo dos radicais livres. Estudos já mostraram que essas substâncias são anti-inflamatórias e combatem o envelhecimento.

alimentos antioxidantes

Foto: Getty Images

Vinho tinto: o mais poderoso antioxidante do vinho é o resverastrol. Encontrado na casca da uva e, claro, na bebida, a substância ajuda a minimizar os efeitos do envelhecimento, reduz as rugas da pele, doenças circulatórias e câncer. Cuidado: tome vinho sim, mas com moderação.

alimentos antioxidantes

Foto: Pixabay

Quais destes alimentos antioxidantes não saem da sua dieta? Conte para a gente e compartilhe conosco em nossas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você