5 benefícios para motivá-lo a treinar de manhã

Quem treina nesse período tem a vantagem de acelerar o metabolismo e ter mais disposição para encarar as atividades do dia a dia

treinar de manhã
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Levantar cedo para praticar atividades físicas é uma das melhores maneiras de começar o dia. Segundo Márcia Pedroso, professora da Bio Ritmo, ao treinar de manhã, o corpo libera endorfina, uma substância que estimula a sensação de bem-estar. Além disso, os exercícios matinais também melhoram o rendimento e a disposição no trabalho, além de diminuirem as chances de insônia.

Para a professora, quem prefere se exercitar pela manhã tem a vantagem de acelerar o metabolismo logo no início do dia, despertando mais rapidamente para as atividades cotidianas. “A recuperação do organismo tem mais chances de ser melhor, porque muitas refeições estão planejadas para acontecer após o treino, ao longo do dia. Em contrapartida, é preciso ter cuidado com a alimentação anterior ao treino. Quem come de forma inadequada pode sentir fraqueza. Neste caso, o indicado é buscar a orientação de um especialista na área”, reforça Márcia.

Confira cinco benefícios para motivá-lo a treinar de manhã

Melhora no rendimento: acordar cedo e ir direto para a academia faz com que a pessoa administre melhor o dia. “Imprevistos podem o impedir de treinar mais tarde, por exemplo”, explica a especialista da Bio Ritmo.

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O movimento na academia é mais tranquilo: muitas pessoas deixam para fazer atividade física no final do dia, gerando um maior fluxo nas academias. Geralmente, as esteiras estão ocupadas e os aparelhos de musculação são mais concorridos.

Melhora na disposição: sair da cama logo cedo não é tão simples quanto parece. Porém, segundo a educadora física, a dificuldade é mais acentuada nos primeiros 15 minutos. “Depois disso, tudo se torna mais fácil. Se a pessoa treinar logo pela manhã e tiver um dia difícil,  ela já terá a sua ‘missão cumprida’ na academia, podendo assim voltar para casa no final do dia relaxada”, lembra Márcia.

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Auxílio na regularização da alimentação: ao levantar cedo para treinar, o indicado é tomar um café da manhã mais reforçado. Assim o rendimento do treino pode ser mais eficiente. E dessa forma, posteriormente, também é possível controlar a quantidade de alimentos ingeridos durante todo o resto do dia.

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Texto: Bruno Ribeiro – Edição: Matheus Santos

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