Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

10 maneiras de colaborar com o Dia do Planeta Terra

O Brasil é um dos 10 países que mais desperdiçam comida no mundo. Veja o que você pode fazer para ajudar nosso planeta Terra

Dia da Terra: 10 maneiras para ajudar o nosso planeta
Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

Hoje, 22 de abril, é o Dia do Planeta Terra. Pensando nessa data tão especial e importante, a chef e nutricionista Carina Muller compartilha 10 dicas de como reduzir o desperdício de alimento em sua rotina

Aproveitando a data, aproveitamos para reforçar que, segundo dados da FAO/ONU, o Brasil ocupa a décima posição no ranking de países que mais desperdiçam alimentos no dia a dia, totalizando 23,6 toneladas por ano. Além disso, de acordo com especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o desperdício alimentar afeta toda a cadeia de produção aumentando gastos e afetando o meio ambiente.

1) Comprar a quantidade adequada para o seu consumo: Esse é o primeiro passo para melhorar o desperdício de alimentos. Para ajudar a Terra, é melhor repetir um prato do que jogar alimentos no lixo.

Advertisement. Scroll to continue reading.

2) Buscar utilizar folhas, sementes e cascas em receitas diversas: Muitas sementes, folhas e talos, que geralmente jogamos fora, são ricos em nutrientes e ficam muito saborosos em diversas receitas. Procure usar os alimentos por inteiro sempre que possível. Para isso, prefira sempre os orgânicos e lave-os com cuidado, para retirar qualquer pedacinho de terra que possa vir junto.

3) Colocar no prato somente o que vai consumir: Isso vale para as refeições dentro e fora de casa. Sirva-se em quantidades menores e, se ainda estiver com fome, repita. Assim, você evita deixar aquele restinho de comida sempre no prato. Evite também o exagero ao servir as crianças. Comece com pequenas porções para evitar que sobre muita comida no prato dos pequenos.

4) Tenha uma horta em casa – mesmo em apartamentos é possível! Ter uma pequena horta ajuda a ter alimentos e temperos sempre frescos e usar apenas a quantidade necessária. Quantas vezes você comprou um maço de manjericão e usou apenas algumas folhas? Com a plantinha em casa, você colhe apenas o que vai usar. Muitas sobras de vegetais e frutas podem ser plantadas na terra, como o alho-poró, cebolinha, alface, alho e abacaxi. O lixo orgânico também pode ser usado para fazer compostagem e adubar sua horta.

Advertisement. Scroll to continue reading.

5) Esteja atento às datas de validade dos produtos: Existem aplicativos que ajudam a acompanhar as datas de validade dos produtos que temos em casa. Fique de olho e crie receitas para aproveitar os alimentos próximos do vencimento.

6) Organize os alimentos para facilitar a visualização de tudo o que está na despensa e na geladeira. A organização é um passo importante para ajudar a Terra.

7) Organize o consumo da semana: O planejamento é um ponto fundamental para evitar perdas de alimentos. Além disso, ele otimiza a criação e diversificação dos pratos.

Advertisement. Scroll to continue reading.

8) Dê uma chance aos alimentos feios: Muitas frutas e legumes, apesar de frescos e saborosos, acabam na lata do lixo por não serem bonitos. Valorize também esses produtos, que inclusive costumam ser vendidos com desconto.

9) Use e abuse das PANCs: As plantas alimentícias não convencionais (PANCs) são aquelas que, apesar de serem comestíveis, não são muito usadas como alimento. “É o caso da azedinha, rica em vitaminas A, B C e sais minerais, e da ora-pro-nóbis, rica em fibras, ferro, proteína, vitaminas e aminoácidos essenciais”, afirma Mara Baggio, nutricionista da GRSA.

10) Tenha uma lista de compras: Uma família brasileira joga fora cerca de um terço dos alimentos que compra. O planejamento das refeições é muito importante para ajudar a Terra. Então, faça uma lista e compre apenas o que você sabe que será consumido.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinador explica os riscos de realizar certos movimentos de maneira inadequada na academia

Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos