Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde

Como suar menos no calor: causas e tratamento da hiperidrose

Descubra como essa condição pode afetar a vida das pessoas e aprenda a resolver o problema

Como suar menos
Como suar menos / Foto: Shutterstock

Saber como suar menos, principalmente durante o verão, onde o calor costuma ser muito alto, pode ser algo extremamente valioso. Afinal, não é apenas durante a realização de uma atividade física que os indivíduos podem sofrer com esse tipo de coisa. Uma roupa mais abafada ou uma situação tensa também possuem o poder de aumentar a perda de líquidos do corpo.

Você pode utilizar mais desodorante, escolher roupas leves, evitar alimentos termogênicos – que elevam a temperatura do corpo –, ou até mesmo fugir de lugares quentes. Mas, se mesmo assim o problema não for resolvido e você continuar sem saber como suar menos, é melhor ficar atento. O seu caso pode ser a hiperidrose.

Trata-se de uma condição que provoca suor excessivo, sem justificativa aparente, em determinadas regiões do corpo, como axilas, palmas das mãos e solas dos pés. Mas, em alguns casos, ainda pode ocorrer no peito, virilha, couro cabeludo e rosto.

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, a hiperidrose acomete uma parcela de 1% a 5% da população. E, em alguns casos, é necessário acompanhamento e tratamento médico para resolver o problema.

Principais sintomas da hiperidrose

  • Suor excessivo, focal e com, pelo menos, seis meses de evolução sem nenhuma causa aparente;
  • Ocorre nos dois lados do corpo de maneira igual;
  • Interfere nas atividades diárias;
  • Acontece, pelo menos, uma vez na semana;
  • Começa antes dos 25 anos de idade;
  • Desaparece durante o sono.

Mas, afinal, como suar menos então?

Se o seu quadro se encaixa nas descrições acima e você não consegue descobrir como suar menos, talvez, seja necessário solicitar a ajuda de um profissional, para evitar possíveis transtornos. “A hiperidrose ainda é motivo de muito constrangimento. No verão, especialmente, em que o calor aumenta, esse constrangimento pode se tornar ainda maior”, revela o dermatologista, Dr. Rafael Azevedo.

É possível que só um médico especializado saiba como diminuir o seu suor excessivo. No entanto, a solução do problema pode ser simples. “Hoje, temos diversos procedimentos que podem tratar a hiperidrose, como é o caso do neuromodulador, que impede a liberação de acetilcolina nas terminações nervosas, bloqueando o estímulo para a secreção de suor pelas glândulas sudoríparas. Em média, é necessário apenas uma única aplicação para começar a observar resultado. Pacientes com hipersensibilidade a algum componente da fórmula não devem realizar esse tipo de procedimento”, finaliza o Dr. Azevedo.

Fonte: Saúde em Dia

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Truques que mantêm os amantes de doces aliviados nesse dia festivo

Nutrição

Alimento costuma estar em alta principalmente na época de Páscoa

Treinos

O necessário para evitar que o processo de emagrecimento seja perigoso

Treinos

Falhas que resultam em lesões e no afastamento de um sujeito

Nutrição

A consulta com um especialista ajuda na construção de um objetivo

Emagrecimento

Ótima opção com alto teor de fibras para esse tipo de objetivo

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde

É normal suar muito durante as atividades físicas, em um dia de calor ou durante algo que provoque ansiedade ou estresse. Mas se o...