Correr menstruada: ciclo menstrual x performance

Saiba como o corpo reage durante esse período na atividade física e como contornar a situação

correr menstruada
Foto: Shutterstock

Correr menstruada para muitas mulheres pode ser algo bem complicado. Durante o período os sintomas da TPM podem afetar não apenas o humor, mas também os treinos. De acordo com o ginecologista e obstetra Hugo Saucedo, a menstruação pode causar indisposição durante a corrida.

Enxaqueca, irritabilidade, retenção de líquido, prisão de ventre, entre outros são alguns dos problemas apontados pelo médico. “A mulher pode ficar mais sensível e mais influenciada por alguns desconfortos causados pelas cólicas abdominais, cansaço e inchaço“, exemplifica Hugo.

Apesar disso, segundo o ginecologista não é preciso suspender os treinos. Para contornar a situação ele aconselha a prática de exercícios mais tranquilos, como caminhadas e sessões de alongamento. “A prática regular de uma atividade física, inclusive pode diminuir os efeitos de desconforto do período menstrual devido ao aumento dos níveis de serotonina, proporcionando melhora e bem estar”, aponta o profissional.

Em relação à parte higiênica, o médico libera o uso de absorventes tradicionais, internos ou coletores menstruais. Além dessas dicas e esclarecimentos sobre correr menstruada, o doutor Hugo Saucedo apontou mais alguns a seguir.

Saiba mais sobre correr menstruada e quais alimentos ingerir no período:

 

 

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