Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Recovery: tudo o que você precisa saber sobre a recuperação pós atividade física

Fundamental para amenizar os sintomas causados pela fadiga do treino, o recovery é a chave para acelerar a recuperação muscular

Recovery
Recovery / Foto: Shutterstock

Seja na corrida, musculação, natação ou luta, o chamado recovery é fundamental para nos recuperarmos de lesões e dores musculares que atrapalham a rotina de treino. O fisioterapeuta Rodrigo Dispato explica que o recovery é um sistema multiprofissional com várias modalidades de atuação, responsável por acelerar a recuperação muscular.

O recovery também ajuda a prevenir o excesso de treinamento (ou overtraining) e suas principais consequências, como a dificuldade de relaxar o corpo, a queda do rendimento, o risco de lesões e, em casos mais graves, até a morte súbita. Por acelerar e otimizar a recuperação, o recovery devolve ao sistema musculoesquelético suas condições funcionais plenas necessárias para o excelente rendimento nos treinos e competições.

“Em todos os casos de indicação do recovery, o atleta passa por uma avaliação, onde as possíveis contraindicações serão levantadas para dar seguimento ao tratamento que sempre deve ser realizado com profissionais da área da saúde e do esporte, como: médicos, fisioterapeutas, profissionais de educação física, nutricionistas e psicólogos”, orienta Rodrigo.

Como realizar o recovery?

Há diferentes recursos que ajudam na realização do recovery, como a Câmera Hiperbárica, que exige sessões que variam entre 3 minutos a 1 hora, com frequência diária para atletas de alto rendimento. Também existem evidências científicas mostrando que as massagens manuais e tecnologias instrumentais (percussores e compressores miofasciais) ajudam na recuperação pós-esforço. Já a fotobiomodulação (laser de alta potência) pode ser efetiva para aumentar o rendimento físico antes de treinos e competições.

E se o recovery não for feito?

Segundo Rodrigo Dispato, dependendo da intensidade do treino e da fadiga gerada, o indivíduo pode apresentar quadros de dores musculares de início tardio com presença de pontos gatilhos que atrapalham o rendimento nos próximos treinos. Se não forem revertidos, certamente esses pontos irão se acumular, evoluindo para o overreaching (pré-estado de overtraining) e para o overtraining.

Fonte: fisioterapeuta Rodrigo Dispato, do centro de treinamento especializado com foco na recuperação Cyber Cross.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Treinos

Outra opção para evitar aquela “velha” desculpa da “falta de tempo”

Ganhar massa muscular

O princípio básico para evitar esse problema é o meio termo

Advertisement

Você também vai gostar

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Treinos

Outro motivo para mulherada aderir ao esporte no dia a dia

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"