Começar a correr

3 mentiras e 2 verdades para os iniciantes na corrida

Se você ainda tem dúvidas do que fazer para começar a correr, aprenda 2 dicas que são verdade e fique esperto com as outras 3 que são mentira

Foto: Shutterstock.com

É muito comum ter dúvidas sobre algo antes de conhecê-lo a fundo. Então, respondemos a 5 perguntas sobre a prática da corrida para que você possa iniciar a prática sem grandes problemas. Ah, só para adiantar: 3 são classificadas como mentira e 2 como verdade!

Correr no asfalto machuca?

Verdade. Só fazer a corrida no asfalto, e por um longo período de tempo, aumenta o risco de sofrer alguma lesão . Você não vai se machucar de um dia para o outro, mas não faz mal a ninguém ficar de olhos abertos. A cada passada, o impacto que você sofre é de duas a três vezes o peso do seu corpo, portanto, quem mais sofre com isso são as suas articulações. O asfalto, terreno duro, não amortece o impacto, o que pode levar a lesões como a periostite, a fascite plantar ou tendinites no joelho. Tente intercalar o seu treino, correndo também na terra, grama e até mesmo na praia.

Tênis leves são os melhores

Mentira. Os tênis leves são indicados para atletas profissionais e para heavy users, para quem os tempos de prova são tudo. Iniciantes na corrida devem prefirir tênis mais flexíveis, transpiráveis, com o calcanhar rígido (para prevenir lesões nos joelhos) e com entressola alta. Na hora da compra, procure pelos modelos voltados à estabilidade e ao controle de movimento.

FC máx. calculada pela idade

Mentira. As fórmulas usadas para calcular a FC máx. dão apenas uma estimativa da sua frequência cardíaca máxima. Para que você saiba com certeza em torno de quanto ela gira, você deve fazer um teste de esforço. À medida em que o nível de condicionamento físico melhora, os batimentos cardíacos tendem a cair, motivo pelo qual esse tipo de fórmula mais geral sempre apresentará um valor elevado, independentemente do seu condicionamento físico. Quando você atingir um nível médio de treino, poderá saber qual é o seu limite. Basta uma corrida de 1 k em uma subida, na máxima velocidade que conseguir. Ao chegar ao fim do trecho, a frequência apresentada pelo seu frequencímetro estará bem próxima do valor real. A partir desse resultado, você pode ter uma ideia das suas zonas-alvo de treino.

Posso ganhar peso?

Verdade. Geralmente se ganha peso nas primeiras semanas de treino. E a explicação é simples: músculo é mais denso que a gordura. Você até pode perder gordura corporal, mas pesará mais, porque a sua massa magra terá crescido.

Precisa correr pelo menos 45 min?

Mentira. Os 45 min podem ser até ser verdade quanto ao tempo necessário para que o seu corpo mobilize a gordura como fonte de energia, produza um gasto calórico suficiente para que tenha uma melhora visível. No entanto, ninguém começa – e nem deve começar – com uma corrida de 45 min de um dia para o outro, já que o risco de você se lesionar é alto, o que provavelmente o faria desistir. No início, treinos mais curtos, de entre 20 min a 30 min, são mais que suficientes.

Você também vai gostar

Fitness

Treinador alerta para algumas tendências, de treino e dieta, que não contribuem em nada com a vida fitness

Fitness

Adotar uma rotina de exercícios para o corpo é uma atitude positiva. Mas cuidado para não cair em alguns mitos sobre atividades físicas

Começar a correr

Se você ainda tem dúvidas do que fazer para começar a correr, aprenda 2 dicas que são verdade e fique esperto com as outras...

Nutrição

Para quem ainda tem dúvidas sobre o colesterol, apontado muitas vezes como grande vilão do organismo, confira essas dicas que separamos

Sair da versão mobile