Condicionamento Físico

3 passos para tornar o sofá um grande aliado dos treinos

Você já deve ter ouvido: ‘saia do sofá e faça atividades’. Mas, é possível utilizar esse móvel como aliado para uma vida mais saudável!

Foto: Shutterstock

Fazes os exercícios físicos em casa já virou uma realidade para muitos com a pandemia. Segundo o personal trainer e educador físico Tauan Gomes, da X-Concept, não é necessário muito material, pois usando os móveis é possível realizar qualquer atividade física. Por exemplo, o próprio sofá.

“Você não precisa sair da sua casa para iniciar seu processo de emagrecimento”, começou dizendo. “Com sessões de treino de, aproximadamente, 30 minutos, feitos por 3 a 5 vezes semanais, você atingirá uma melhora significativa na sua composição corporal e preparo físico em um plano de 5 a 6 semanas contínuas”, completa.

Abaixo, o especialista preparou um circuito de exercício intenso, utilizando o móvel, e que garante a perda de peso. “Comece afastando o sofá para o centro da sala e com apenas esse espaço, você já consegue realizar um treino usando apenas o peso corporal”, conta.

Parte 1 – Alongamento

Para alongar os membros inferiores e superiores ao mesmo tempo, use o braço do sofá. Estenda uma perna em cima, enquanto a outra permanece reta, e tente alcançar a ponta do pé, curvando o corpo e esticando os dois braços. Repita com a outra perna e faça isso em um tempo de 3 a 5 minutos.

Parte 2 – Aquecimento

Finalizando o aquecimento, dê duas voltas no sofá e faça um polichinelo de 1 minuto, em seguida, mais um minuto de prancha abdominal. Para esse exercício, sente-se na beirada do sofá, esticando as pernas sem encostar no chão, e faça o movimento de como fosse abraçar os joelhos, flexionando quadris e joelhos, trazendo-os até o peito. Volte para a posição inicial.

Parte 3 – Desafio

Após, faça o máximo de voltas possíveis no sofá, em um tempo de 12 minutos. Adicione no exercício 20 polichinelos, 16 agachamentos, 12 sessões de abdominal remador, 10 flexões de braço e 8 escalador.

Os agachamentos podem ser feitos como se a pessoa fosse sentar no sofá, mas não faz. E tanto para flexões e escalador, basta apoiar os braços no assento e esticar o corpo.

Final – Voltando a calma

“Para finalizar essa mini sessão, aconselho mais um alongamento de 3 a 5 minutos e uma caminhada leve pela casa, até se recuperar totalmente. Não desanime, acredito muito que você consegue”, finalizou.

Você também vai gostar

Treinos

Outra dica que é encarada como combate ao sedentarismo

Fitness

Não tem tempo para se exercitar? Conheça essa série de treino rápido para encaixar na sua rotina

Saúde

Personal trainer ensina três exercícios fáceis que podem ser praticados em casa e oferecem excelentes resultados

Condicionamento Físico

Veja como manter o condicionamento físico ou até mesmo perder gordura sem nenhum equipamento

Sair da versão mobile