Começar a correr

Aprenda os principais termos no vocabulário dos corredores

Muita gente fica perdida na hora de conversar sobre as corridas. Por isso, separamos vamos ‘traduzir’ parte do vocabulário utilizado

Foto: Shutterstock

Se você iniciou a prática da corrida há pouco tempo ou pretende começar, deve estar um pouco perdido em alguns termos utilizados nas conversas sobre o assunto. Mas, para que aprenda o vocabulário utilizado, vamos explicar o que significam alguns termos. Confira!

Rodagem: é um treino de corrida no qual se mantém o mesmo ritmo. Geralmente, tem entre 20 e 60 minutos. Treinos superiores a 1 hora são chamados longos, ainda que isso varie de acordo com o corredor. Para um iniciante, 30 minutos pode ser muito.

Fartlek: mudanças de ritmo sem uma estrutura rígida. A palavra é do vocabulário sueco e significa jogos de velocidade. Alterna trechos rápidos com suaves, de recuperação.

Jogger: aquela pessoa que pratica a corrida somente por prazer, bem-estar ou para perder peso, sem se preocupar com o desempenho.

Primeiro e segundo limiares: são obtidos em um teste de esforço. O primeiro limiar é o momento no qual o corpo se estabiliza depois de ter começado a fazer exercício. Esse nível de esforço constitui um ritmo muito adequado para rodar. O segundo limiar, ou anaeróbio, é o ponto em que se passa de metabolismo aeróbio para anaeróbio. Corresponde praticamente ao ritmo de competição na meia-maratona.

Intervalado e séries: intervalados referem-se à variação de momentos intensos e leves durante o exercício. Pode-se treinar por tempo ou distância. Entre eles se faz um trote suave, para recuperar. Séries são grupos de intervalos, por ex: 2 x 10 de 2 minutos/R= 3 minutos. São 2 séries de 10 intervalos de 2 minutos, com uma recuperação de 3 entre cada série. Entre intervalos costuma-se descansar trotando o mesmo tempo do intervalo.

Min/km: a velocidade na corrida é medida em min/km, ou seja, o tempo que leva para correr 1k. Muitos treinos guiam a intensidade por esse parâmetro.

Tempo run: rodagem no limiar anaeróbio.

Você também vai gostar

Corrida

Saiba como iniciar no asfalto da melhor forma possível

Sair da versão mobile