Exercícios anaeróbios e aeróbios: saiba qual a diferença entre eles

Saiba as peculiaridades e quais exercícios físicos trabalham cada uma delas

Exercícios anaeróbios e aeróbios: saiba qual a diferença entre eles
Foto: Freepik

Existem muitas questões que despertam dúvidas em quem treina. Uma delas são os exercícios anaeróbios e aeróbios. Afinal, qual a diferença entre os dois? Vamos explicar. O termo anaeróbio se refere ao tipo de sistema metabólico utilizado para a prática de alguma atividade física. Uma atividade anaeróbia é aquela que exige um esforço e explosão muscular mais rápida, com alta intensidade e curta duração. A musculação, por exemplo, é uma atividade anaeróbia, pois na maior parte do tempo o corpo utiliza e produz energia sem usar oxigênio.

Já o termo aeróbio se refere ao outro tipo de sistema metabólico, aquele que utiliza oxigênio com a finalidade de produzir energia para o músculo. Por esse motivo, são atividades com menos intensidade, porém mais prolongadas, como por exemplo uma corrida. Correr exige, além da força muscular, todo o sistema cardíaco-respiratório.

“Cada tipo de atividade física exige, na maioria do tempo, um tipo de sistema metabólico para a sua execução. Mas no geral, toda prática pode utilizar os dois tipos de sistemas metabólicos dos exercícios anaeróbios e aeróbios. Por exemplo, em uma partida de futebol, enquanto o jogador fica trotando pelo campo, ele está utilizando o sistema aeróbio, porém ao efetuar um chute na bola, ele recruta e utiliza o sistema metabólico anaeróbio. E em quase todas as atividades físicas funciona assim”, conta a educadora física Damaris Soares Dias, professora da academia Smart Fit.

Conheça alguns tipos de exercícios anaeróbios e aeróbios:

Atividades anaeróbias

  • Musculação
  • Tiro de 100 metros
  • Arremesso de peso
  • Salto em distância
Exercícios anaeróbios e aeróbios: saiba qual a diferença entre eles

Foto: Freepik

Atividades aeróbias

  • Corrida
  • Natação
  • Dança
  • Futebol

 

Fonte: educadora física, Damaris Soares Dias graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como Professora e Líder de unidade da Smart Fit há 3 anos. Também foi atleta profissional de futebol feminino e handebol.
Gostou das dicas? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter!

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você