Musculação muito além da estética; conheça os benefícios da atividade

Ela pode melhorar a saúde em todas as idades e até prevenir doenças como a depressão

benefícios da musculação
Foto: Getty Images

Engana-se quem pensa que os benefícios da musculação são apenas para a aparência. Segundo o personal trainer Eduardo Carvalho, a prática pode definir os músculos, mas também trazer inúmeras vantagens para a saúde de jovens e idosos.

benefícios da musculação

Foto: Getty Images

“A musculação como muitos pensam os benefícios vai muito além de apenas questões estéticas”, diz o profissional que aponta cinco pontos positivos da atividade:

1- Aumenta a resistência do sistema imunológico;
2- Aumento de força;
3- Melhora postura e flexibilidade;
4- Aumenta seu tônus muscular;
5- Deixa o coração mais forte entre outros.

benefícios da musculação

Foto: Getty Images

Já para os idosos, Eduardo explica que o treino de força fortalece e protege os ossos. “Além disso, ela mantém a massa muscular, melhora a circulação e a longevidade“, completa. Em relação aos jovens, o personal esclarece que não existe uma idade certa ou ideal para fazê-la. “O que precisa ser feito é um trabalho bem acompanhado, pois na fase de crescimento podem ocorrer lesões graves, assim como em outras idades”, comenta sobre a importância de haver orientação.

Outros benefícios da musculação, segundo Eduardo, é a melhora na postura e prevenção de problemas com a mesma durante a fase de crescimento. Sobre contraindicações, ele afirma que não existem. “Tudo é questão de ajustes e planejamento de acordo com a necessidade e condição do aluno. Todos podem fazer musculação“.

benefícios da musculação

Foto: Getty Images

E se você ainda não se convenceu sobre a atividade, o profissional ainda conta que ela pode melhorar o bom humor, depressão e até ansiedade. “Apesar de muitas pessoas acharem musculação chato e monótono, ela estimula a liberação de diversos hormônios, como por exemplo: hormônio do crescimento (gh), adrenalina, noradrenalina e também endorfina, que gera sensação de recompensa e bem-estar no organismo, dando a sensação de relaxamento, alívio e contentamento generalizado”.

Ficou convencido sobre os benefícios da musculação? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você