Duas ciclistas de Caruaru, no interior de Pernambuco, encararam um desafio de 1.600 quilômetros para incentivar a valorização da vida e chamar atenção para a prevenção ao suicídio. Paty Rios e Lene Albuquerque concluíram o percurso entre Pernambuco e Bahia nesta terça-feira.
As duas fazem parte do Projeto Casulo, iniciativa voltada ao cicloturismo e aos cuidados com a saúde mental. Em 2026, o grupo decidiu realizar uma ação especial durante o Setembro Amarelo. O período marcado por campanhas de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida.
O trajeto começou em Caruaru, conhecida como Capital do Forró, e teve Mairi, no interior da Bahia, como destino. Ao todo, as ciclistas passaram por cerca de 20 cidades e levaram 19 dias para completar o percurso.
Como surgiu o desafio de 1.600 quilômetros
Paty e Lene decidiram realizar o percurso em outubro do ano passado. Segundo informações divulgadas pelo GE, da Globo, a iniciativa surgiu depois que as duas adotaram uma rotina de atividades esportivas que ajudou no enfrentamento de momentos pessoais delicados.
A preparação para a viagem começou em janeiro. As ciclistas mantiveram uma sequência de treinos intensos e também se prepararam psicologicamente para enfrentar os 1.600 quilômetros.
“Começamos a treinar em janeiro. Divulgamos a iniciativa nas redes sociais e vimos que a viagem era apenas uma parte do projeto, mas a causa representa muito mais”, conta Paty Rios.
Lene explicou que a escolha do período também teve um propósito. A dupla queria aproveitar o Setembro Amarelo para reforçar a mensagem ao longo de todo o percurso.
“Escolhemos o mês propositalmente, para levarmos a bandeira do Setembro Amarelo a todo momento. Ressaltamos a importância da atividade física e da alimentação para todo dia evoluir um pouco”, afirma.
Segundo Lene, as duas se conheceram em 2024. A ideia do desafio partiu de Paty como uma forma de homenagear a irmã, e ela decidiu participar da iniciativa.
Foto: Reprodução/Redes Sociais.
Desafio exigiu preparação e apoio
Percorrer 1.600 quilômetros de bicicleta trouxe dificuldades para a dupla. Entre os obstáculos enfrentados durante a viagem esteve o cansaço provocado pelo sol.
Mesmo assim, Paty conta que as duas procuraram manter o bom humor durante o trajeto e receberam ajuda de diferentes pessoas pelo caminho.
“Teve um cansaço relativo ao sol, mas a gente levava no bom humor. Tivemos ajuda de várias pessoas”, relata.
Além da preparação física, outro desafio foi conseguir os recursos necessários para colocar a viagem em prática. Lene contou que as duas precisaram realizar campanhas para arrecadar dinheiro e preparar as bicicletas.
“Foi difícil, não tínhamos dinheiro, não tínhamos nada. Fizemos campanhas para arrecadar recursos e deixar as bikes prontas”, diz.
Chegada a Caruaru marcou o fim do percurso das ciclistas
Depois de 19 dias de viagem, Paty e Lene retornaram a Caruaru. A chegada foi marcada pela presença de amigos, familiares e apoiadores do projeto.
As ciclistas encerraram o desafio levando uma mensagem de valorização da vida e de incentivo à prática de atividades físicas e aos cuidados com a saúde mental.
Foto: Reprodução/Redes Sociais.