Connect with us

O que você está procurando?

Ciclismo

Ciclismo: como iniciar a prática e aproveitar os benefícios

Professor de educação física destaca como o ciclismo pode ser benéfico para a saúde e dá dicas importantes para quem quer começar a pedalar

Ciclismo: como iniciar a prática e aproveitar os benefícios
Ciclismo: como iniciar a prática e aproveitar os benefícios / Foto: Shutterstock

A bicicleta, ou “magrela” como é popularmente conhecida, faz parte das nossas vidas desde a infância, quando era acompanhada das rodas de apoio. Atualmente, cada vez mais ciclovias são implantadas nos centros urbanos, incentivando o ciclismo entre a população.

Como aproveitar os benefícios do ciclismo

“Todo exercício físico apresenta respostas positivas à saúde. Se o ciclismo estiver prescrito da forma correta para determinado praticante, ele vai apresentar bons resultados para a saúde. É predominantemente aeróbico, então favorece o sistema cardiovascular, refletindo em melhorias na aptidão física”, avalia o professor do curso de Educação Física da Estácio, Luiz Guilherme da Silva Telles.

Ele afirma que o ciclismo pode se tornar uma prática esportiva saudável, desde que praticada de forma regular pelo menos três vezes por semana. “Muitas vezes, o ciclista amador peca na questão do treinamento, que é um sistema para que você melhore sua aptidão física. Se o ciclista amador deixar para fazer o seu pedal somente no final de semana, não ganhará condicionamento. A prática esporádica, só uma vez por semana, não consegue gerar adaptações satisfatórias na melhora da aptidão física”, reforça.

O mestre em Educação Física comenta que quem pratica ciclismo pode obter resultados satisfatórios na redução de gordura corporal, além de obter um ganho moderado de massa muscular. Para isso, entretanto, depende do treinamento que o indivíduo faz nos membros inferiores (coxa, glúteos e panturrilhas).

“Por ser uma atividade predominantemente aeróbica, não é a mais recomendada para ganho de massa muscular, mas pode ser um complemento à musculação para quem quer um resultado estético mais satisfatório”, destaca.

Dicas para quem quer começar

Para aqueles que querem iniciar no ciclismo, seja como amador ou profissional, o professor da Estácio orienta que passar por uma avaliação com um profissional da área de ciclismo.”É necessário fazer essa avaliação periódica para que o treinamento seja bem ajustado para essa pessoa. Quem deseja iniciar, mas não tem uma orientação, é importante procurar um profissional, pois ele indicará a forma certa de iniciar, começar com pouco volume e ir progredindo aos poucos até chegar a uma quilometragem semanal adequada”, justifica.

A depender da finalidade dos treinos, essa quilometragem muda bastante. Luiz Guilherme explica que atletas amadores têm uma média de quilometragem de 70 quilômetros semanais, já os profissionais podem chegar até 400 quilômetros por semana.

Em relação às contraindicações, o professor da Estácio afirma que existem poucas. “O mais importante é realizar uma avaliação com um médico e um profissional de Educação Física, principalmente para fazer um mapeamento de sua saúde cardiovascular e ortopédica. É preciso avaliar se a pessoa não possui nenhuma limitação ou doença cardiovascular inicial que necessite de maior atenção e prescrição do exercício”, salienta. 

O especialista acrescenta que é necessário também realizar uma avaliação mais direcionada, a fim de verificar se a pessoa não possui nenhuma lesão no quadril, coluna ou joelho, e se ela pode fazer movimentos repetitivos, mesmo que o ciclismo não tenha tanto impacto. “Neste caso, há necessidade de um fortalecimento, uma reabilitação, antes de a pessoa iniciar essa prática com mais segurança”, finaliza.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Advertisement

Você também vai gostar

Ciclismo

Mais um conjunto de teses que reforça que esse esporte não se resume em apenas pedalar

Esporte

É mais um veículo “aliado” de quem visa o processo de emagrecimento

Treinos

Descubra se esse tipo de aparelho atende as necessidades de quem quer perder peso

Eventos

Evento do Outubro Rosa está previsto para acontecer no dia 9 de outubro na Avenida Paulista. Confira mais informações