Nutrição

Confira 5 ótimos motivos para incluir a chia na sua dieta

Rica em nutrientes, a chia é uma bela alternativa para uma alimentação saudável

(Foto: Shutterstock)

A chia é uma semente rica em vitaminas e proteínas. Nativa da Guatemala e da região central do México, se consumida diariamente, pode trazer muitos benefícios à saúde. Ela é tão nutritiva que foi usada por muito tempo pelos astecas (povo antigo originário da região do México), que levavam grandes quantidades da semente para seu sustento durante os períodos de viagens e guerras. Isso porque uma pequena quantidade de chia era capaz de sustentar os guerreiros por um dia inteiro.

5 motivos para incluir a chia na sua dieta

1. Rica em proteínas, cálcio, vitaminas e ômega 3: apesar de muito pequena, a chia é uma semente rica em diversas vitaminas, cálcio, minerais, fibras e ômega 3. A cada 20 g, possui 4 g de proteína vegetal. Portanto, é uma excelente fonte saudável para o organismo e um balanço para auxiliar aquelas pessoas que não possuem dietas tão regradas.

2. Fonte de vitamina A e potássio: uma colher de sobremesa de semente de chia garante 20% das nossas necessidades diárias de vitamina A. Esse componente é fundamental para garantir o bom funcionamento da visão, formação do colágeno, dos dentes e também da renovação celular. E, se você não gosta de banana, mas quer evitar aquelas câimbras que surgem durante o exercício, a chia é uma boa pedida. Cada 100 gramas do alimento garantem a quantidade de potássio equivalente a duas bananas grandes.

(Foto: IStock)

3. Provoca saciedade: se a ideia é diminuir a quantidade de alimento ingerido, a chia também pode auxiliar. Isso porque, em virtude do seu alto valor nutritivo, a semente – se consumida adequadamente – provoca uma sensação de saciedade, permitindo desta forma que a pessoa consuma menor quantidade de outros alimentos ou consiga espaçar de forma adequada as refeições.

4. Fonte de cálcio: você é intolerante à lactose? Se sim, use a semente de chia como fonte de cálcio. Cada porção do alimento garante 21% das necessidades de cálcio diárias para um adulto.

5. Auxilia na saúde intestinal: por ser fonte de fibras, a chia auxilia no funcionamento geral do organismo e facilita a atividade do intestino, o que traz muitos benefícios à saúde e ao bem-estar.

(Foto: Pixabay)

Saiba mais sobre esta semente

Aqui no Brasil ela vem tomando popularidade, ganhando espaço na dieta de quem procura ter uma vida mais saudável. Um dos motivos destacados para o seu consumo diário é a facilidade na forma de ingestão; é possível incluir a semente em qualquer receita: desde bolos até sobremesas. “Uma boa ideia é comer a chia misturada no iogurte, no leite ou no suco. Ela proporciona inúmeras possibilidades, já que não tem gosto nem cheiro marcantes.

Pode ser incluída em bolos, biscoitos, salada, entre muitas outras combinações”, explica Maria Laura Álvares Lobo, farmacêutica responsável da Meissen – empresa de produtos naturais. “A única proibição é consumir a chia sozinha porque é uma semente que absorve muita água do organismo, o que pode trazer malefícios à saúde”, comenta.

De acordo com Maria Laura, incluir a chia na alimentação é fácil e só tem a trazer benefícios. Para seu melhor aproveitamento, o ideal é consumir 20 g por dia – o equivalente a 2 colheres de sopa. “Também sempre indico incluir a chia em duas refeições, se possível, 10 g pela manhã e 10 g à noite para o melhor aproveitamento no organismo”, finaliza.

 

Gostou do conteúdo deste post? Você pode receber ainda mais informações relacionadas à saúde e life style assinando o programa Viva Leve.

 

Texto: Victor Moura/Colaborador – Edição: Leonardo Guerino/Colaborador

Click to comment

Você também vai gostar

Ganhar massa muscular

Especialista explica como fazer uma dieta de recomposição corporal de maneira simples e prática, com resultado em poucos meses

Nutrição

É mais uma boa opção para quem quer emagrecer

Nutrição

A chia também se aplica para uma alimentação saudável

Nutrição

Entenda o que é necessário fazer para evitar que o trabalho da semana seja jogado fora durante o lazer

Sair da versão mobile