Corrida

Tendinite tem cura? Veja como tratá-la da melhor forma

Você sofre com as dores da tendinite? Saiba quais são os melhores cuidados a serem tomados no tratamento da doença para evitar retrocessos

Foto: Shutterstock

A boa notícia é que, apesar de ser difícil de tratar, a tendinite tem cura. Ela nada mais é do que uma sobrecarga dos tendões, estrutura que une o músculo ao osso. Mas quando o braço,  punho,  ombro ou joelho começam a doer, o mais comum é que as pessoas ignorem o sinal até que ele se transforme na tendinite. E esse já é o primeiro erro.

Foto: Shutterstock

 

Uma vez instalada, a doença torna-se difícil de tratar e, muitas vezes, reincidente. “Essa é uma luta do mais fraco com o mais forte. Se eu der um soco na parede, provavelmente vou quebrar a minha mão. Se a minha mão não for mais forte que a parede, nunca vou quebrar a parede”, exemplifica Jorge Bitun, chefe do serviço de Ortopedia do Hospital Villa-Lobos.

É claro que cada pessoa possui uma necessidade diferente para a prevenção e o tratamento da tendinite. “É necessário adaptar o tendão para suportar o ritmo de trabalho de cada um. Alguém que digita 500 palavras por minuto precisa fazer uma musculação, alongar para deixar o tendão mais forte e assim suportar esse ritmo”, diz o ortopedista.

Fazer exercícios e matricular-se em uma academia pode ser um bom começo para quem já enfrentou ou quer evitar a tendinite. Isso porque o fortalecimento da musculatura é a melhor forma de evitar que os tendões sejam sobrecarregados.

 

VEJA TAMBÉM:

Receita: pão de queijo fitness

Correr e comer: Conheça as corridas mais saborosas do mundo

O que atrapalha seu emagrecimento? Faça o teste e descubra

Click to comment

Você também vai gostar

(+) Esportes

O tricampeão mundial de surf sofreu uma lesão no ligamento do joelho. Especialista dá dicas para evitar problemas no esporte

Saúde

Descubra como as atividades físicas conseguem desempenhar um papel preventivo

Saúde

Problema articular é comum e pode causar dores em todo o corpo. Saiba como prevenir

Saúde

Outras áreas do corpo também podem ser afetadas pela tendinite, que nada mais é do que a inflamação no tendão

Sair da versão mobile