Nutrição

5 dicas para saciar a vontade de comer doces após o almoço

Nutricionista explica por que temos essa vontade intensa de comer doces após as refeições e ainda ensina a saciá-la sem sair da dieta

Foto: Freepik

No meio do expediente ou entre as refeições é comum sentir aquela vontade de consumir um docinho. Isso acontece porque os alimentos mais pesados demoram a ser processados. No entanto, também existe outra explicação para essa vontade de comer doces. De acordo com a nutricionista Ana Paula Gonçalves, assim que terminamos uma refeição pesada, rica em carboidratos, muitos temos a chamada hipoglicemia reativa, um estado de baixa de açúcar no sangue, consequência da liberação excessiva de insulina. Quando isso acontece, o cérebro aciona a necessidade de glicose na corrente sanguínea e vem o desejo daquele chocolatinho fora de hora.

Vale lembrar que a glicose é muito importante para o bom funcionamento do cérebro. Por isso, quando consumidos com moderação, os alimentos doces não são vilões. Confira as dicas da nutricionista para saciar a vontade sem abrir mão da saúde (e evitar os quilinhos extras na balança):

5 dicas para saciar a vontade de comer doces após o almoço

1- Coma alimentos “estratégicos”

O consumo regular de alguns alimentos como aveia, banana, maçã, canela, castanha-do-pará e grãos em geral ajudam a diminuir a vontade de atacar os doces.

2 – Vá devagar

Se você consome doces diariamente, o ideal é diminuir aos poucos a ingestão. Ao parar totalmente com o vício pode ocorrer o efeito rebote. Ou seja, você pode até conseguir manter a ausência dos doces por alguns dias, mas logo não aguentará mais e vai passar a comer mais doces do que antes.

3 – Faça substituições no cardápio

Em vez de optar por sobremesas preparadas com muito açúcar ou biscoitos industrializados, consuma frutas frescas ou secas após o almoço. Experimente uvas passas e tâmaras, pois elas possuem um sabor mais adocicado.

4 – Não resistiu? Substitua!

Por exemplo, quando a vontade de tomar sorvete for grande, opte pelo picolé de frutas, pois os teores de açúcar e gordura são menores quando comparados com as versões cremosas. Gelatinas e pudins light também são alternativas mais saudáveis.

5 – Teste outras opções para adoçar

Ao preparar uma sobremesa ou um bolo, troque o açúcar refinado por outras versões de adoçante: açúcar mascavo, melado de cana, mel, açúcar de coco e por aí vai. Você também pode usar frutas frescas ou secas para enriquecer o sabor.

 

Fonte: nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Ana Paula Gonçalves da Silva.

Gostou das dicas? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter!
Click to comment

Você também vai gostar

Ganhar massa muscular

Especialista explica como fazer uma dieta de recomposição corporal de maneira simples e prática, com resultado em poucos meses

Nutrição

Entenda o que é necessário fazer para evitar que o trabalho da semana seja jogado fora durante o lazer

Nutrição

Alimento é um dos queridinhos de quem pratica atividades físicas regularmente

Nutrição

Além dos exercícios, os alimentos e os suplementos corretos são fundamentais

Sair da versão mobile