Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Nutrição

5 dicas para saciar a vontade de comer doces após o almoço

Nutricionista explica por que temos essa vontade intensa de comer doces após as refeições e ainda ensina a saciá-la sem sair da dieta

5 dicas para saciar a vontade de comer doces após o almoço
Foto: Freepik

No meio do expediente ou entre as refeições é comum sentir aquela vontade de consumir um docinho. Isso acontece porque os alimentos mais pesados demoram a ser processados. No entanto, também existe outra explicação para essa vontade de comer doces. De acordo com a nutricionista Ana Paula Gonçalves, assim que terminamos uma refeição pesada, rica em carboidratos, muitos temos a chamada hipoglicemia reativa, um estado de baixa de açúcar no sangue, consequência da liberação excessiva de insulina. Quando isso acontece, o cérebro aciona a necessidade de glicose na corrente sanguínea e vem o desejo daquele chocolatinho fora de hora.

Vale lembrar que a glicose é muito importante para o bom funcionamento do cérebro. Por isso, quando consumidos com moderação, os alimentos doces não são vilões. Confira as dicas da nutricionista para saciar a vontade sem abrir mão da saúde (e evitar os quilinhos extras na balança):

5 dicas para saciar a vontade de comer doces após o almoço

1- Coma alimentos “estratégicos”

O consumo regular de alguns alimentos como aveia, banana, maçã, canela, castanha-do-pará e grãos em geral ajudam a diminuir a vontade de atacar os doces.

2 – Vá devagar

Se você consome doces diariamente, o ideal é diminuir aos poucos a ingestão. Ao parar totalmente com o vício pode ocorrer o efeito rebote. Ou seja, você pode até conseguir manter a ausência dos doces por alguns dias, mas logo não aguentará mais e vai passar a comer mais doces do que antes.

3 – Faça substituições no cardápio

Em vez de optar por sobremesas preparadas com muito açúcar ou biscoitos industrializados, consuma frutas frescas ou secas após o almoço. Experimente uvas passas e tâmaras, pois elas possuem um sabor mais adocicado.

4 – Não resistiu? Substitua!

Por exemplo, quando a vontade de tomar sorvete for grande, opte pelo picolé de frutas, pois os teores de açúcar e gordura são menores quando comparados com as versões cremosas. Gelatinas e pudins light também são alternativas mais saudáveis.

5 – Teste outras opções para adoçar

Ao preparar uma sobremesa ou um bolo, troque o açúcar refinado por outras versões de adoçante: açúcar mascavo, melado de cana, mel, açúcar de coco e por aí vai. Você também pode usar frutas frescas ou secas para enriquecer o sabor.

 

Fonte: nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Ana Paula Gonçalves da Silva.

Gostou das dicas? Não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter!
Escrito por

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

Truques que mantêm os amantes de doces aliviados nesse dia festivo

Nutrição

Alimento costuma estar em alta principalmente na época de Páscoa

Treinos

O necessário para evitar que o processo de emagrecimento seja perigoso

Treinos

Falhas que resultam em lesões e no afastamento de um sujeito

Nutrição

A consulta com um especialista ajuda na construção de um objetivo

Emagrecimento

Ótima opção com alto teor de fibras para esse tipo de objetivo

Advertisement

Você também vai gostar

Ganhar massa muscular

Especialista explica como fazer uma dieta de recomposição corporal de maneira simples e prática, com resultado em poucos meses

Nutrição

Entenda o que é necessário fazer para evitar que o trabalho da semana seja jogado fora durante o lazer

Nutrição

Alimento é um dos queridinhos de quem pratica atividades físicas regularmente

Nutrição

Além dos exercícios, os alimentos e os suplementos corretos são fundamentais