Saúde

Como fugir da dor de cabeça matinal

Pesquisa revela que período antes da primeira refeição do dia é um dos momentos de maior incidência desse incômodo

Foto: Getty Images

Você já deve ter ouvido alguém falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Ou que fazer uma alimentação reforçada nesse período é uma recomendação importante. Uma pesquisa nacional feita pelo instituto de pesquisa IPSOS Brasil mostra que é exatamente nesse turno – antes da primeira refeição do dia – o momento em que a dor de cabeça matinal proveniente do estômago aparece.

Motivo da dor de cabeça matinal

A Dra. Ana Santoro, gerente médica da GSK no Brasil, explica como podemos evitar esse tipo de desconforto logo pela manhã. Esses incômodos podem ser atribuídos à alimentação pesada logo cedo, momento em que o estômago se encontra vazio e mais sensível. Ou por pessoas que exageram na quantidade de comida na noite anterior. Para ambos os casos, comer alimentos mais leves no café é a principal recomendação.

Foto: Getty Images

“Quando acordamos nosso estômago está vazio e uma alimentação pesada com a ingestão excessiva de alimentos, como cafeína – presente no café e no mate –  por exemplo, pode desencadear os sintomas”, explica.

Muito tempo sem comer também faz mal

Permanecer com o estômago vazio pela manhã e até no final da tarde também pode acarretar naquela dor de cabeça chata que parece ter surgido do nada. Segundo a doutora, o jejum prolongado provoca acidez no estômago e, em muitas vezes, dor de cabeça.

Quando a dor de cabeça e a azia aparecem, no entanto, uma outra forma de combatê-la é com a utilização de antiácidos e analgésicos. Alguns inclusive específicos para esses sintomas associados, azia e dor de cabeça.

Foto: Getty Images

“Uma das formas de combater o problema é utilizar medicamentos que contenham ácido acetilsalicílico. Para isso é recomendado tomar 1 a 2 comprimidos dissolvidos em um copo pequeno de 200ml. Qualquer sintoma que se torne persistente deve ser investigado e acompanhado por um médico”, comenta a médica.

Gostou de saber o motivo da dor de cabeça matinal? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais para saber mais sobre saúde e esporte: InstagramFacebook e Twitter.

Click to comment

Você também vai gostar

Saúde

Doença requer atenção médica e precisa ser devidamente tratada, mas atividade física pode ajudar

Saúde

Com alguns cuidados, é possível ficar livre daquela sensação chata de queimação provocada pela azia

Saúde

As dores de cabeça são um problema muito comum e recorrente para grande parte das pessoas. Por isso, separamos alguns conselhos para você

Saúde

As dores de cabeça são um problema muito comum e recorrente para grande parte das pessoas. Por isso, separamos alguns conselhos para você

Sair da versão mobile