Sem categoria

Médico revela como a alimentação influencia no bem-estar

Entenda o impacto dos bons hábitos alimentares e da dieta balanceada no funcionamento do corpo

Alimentação - Shutterstock

A alimentação saudável é a principal responsável pelo bom desempenho do organismo. Oferece ao corpo os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento, permite que o indivíduo mantenha-se saudável e com boa qualidade de vida.

Vantagens da alimentação controlada

De acordo com o médico hematologista, Dr. Nelson Tatsui, muitos são os benefícios que a alimentação balanceada promove ao nosso organismo. “As pessoas podem obter benefícios consideráveis para a saúde em qualquer idade, cortando alimentos altamente processados, carregados de sal, açúcar, outros aditivos e substituindo-os por algo mais nutritivos, como: frutas, legumes, nozes, feijão, lentilhas, frutos do mar e grãos integrais”, afirma.

O especialista explica que a alimentação saudável não se relaciona com limitações rígidas, com a falta de realismo ou privação dos alimentos que o indivíduo gosta. “Quando o assunto é emagrecer, diversas pessoas dão palpites com fórmulas mágicas, exercícios, dietas milagrosas e muitos outros métodos que promovem a perda do peso rápido. Contudo, o que realmente interfere no emagrecimento é a relação entre ingestão de calorias e o gasto calórico”, detalha.

Uma boa alimentação não propicia somente um corpo preparado contra doenças, mas está relacionada também com a saúde mental. “Não se alimentar corretamente pode interferir diretamente no psicológico das pessoas. Uma dieta com a combinação certa de vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis pode ajudar a melhorar nossas funções cerebrais, níveis de energia, memória, além de controlar as emoções”, alerta.

Expectativa de vida e atividades diárias

Tatsui enfatiza que a boa alimentação ajuda a evitar condições que podem diminuir a expectativa de vida. “Previne doenças crônicas como as cardiovasculares, diabetes mellitus do tipo II, e diferentes tipos de câncer. Além disso, temos grandes evidências científicas que mostram que a adoção da alimentação saudável é fundamental para pessoas que já têm o diagnóstico de tais doenças, melhorando, assim, seu controle e a manutenção”.

Esse cuidado com o que está no prato também garante mais energia e disposição para executar atividades do cotidiano. “Pessoas com maus hábitos alimentares tendem a sofrer de cansaço, mau humor, insônia, sobrepeso ou obesidade. Por isso, o ideal é apostar em frutas, cereais e legumes, visto que são nutrientes essenciais para o bem-estar geral”, finaliza.

Quem é ele?

Nelson Tatsui é diretor-técnico do Grupo Criogênesis e hematologista do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo).

Você também vai gostar

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Sair da versão mobile