Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Calorias importam? Entenda como elas interferem no seu objetivo

Unidade de medida ganhou status de vilã do emagrecimento. Mas, não é bem assim

Calorias importam?
Calorias importam? / Foto: Shutterstock

Quem tem o objetivo de emagrecer, provavelmente, já se questionou sobre o quanto as calorias importam de verdade. Afinal, muitas pessoas sabem que consumir alimentos extremamente calóricos dificulta o processo de perda de gordura corporal. O famoso “isso engorda, não vou comer”.

E realmente, para que se consiga eliminar o sobrepeso é necessário entrar em déficit calórico. Ou seja, gastar mais energia do que se consome. Dessa maneira, seu organismo tende a utilizar o estoque de gordura para manter o corpo funcionando adequadamente.

Não tenha medo das calorias

Portanto, a resposta é sim: calorias importam. Mas, tudo isso faz com que as pessoas as demonizem e as considerem verdadeiras vilãs do emagrecimento. O que, na verdade, é um erro. Afinal, sem energia o organismo não conseguiria sobreviver.

“Você não deve encará-las desse jeito de maneira alguma. As calorias são necessárias para que haja vida. Sem energia, o organismo não consegue realizar suas atividades. Por isso, tenha na cabeça que o problema só ocorre quando a ingestão de calorias é maior do que a necessidade do seu corpo”, explica Maria Fernanda Elias, doutora em nutrição humana aplicada pela USP (Universidade de São Paulo).

Equilíbrio é o segredo do sucesso

Isso significa que, para ter um estilo de vida saudável, é necessário ter equilíbrio. Se você consumir mais calorias do que necessita, seu corpo vai acumular gordura. Por outro lado, caso o consumo seja abaixo do esperado, as funções do organismo serão comprometidas.

Desse modo, as calorias importam tanto para quem pretende perder peso, como para quem busca aumentar a massa muscular. Basta condicionar o consumo de alimentos de acordo com cada objetivo. Independente disso, outro fator importante é conseguir ofertar todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

Origem das calorias

“As calorias vêm, basicamente, dos carboidratos, das proteínas e das gorduras. Para saber a quantidade de nutrientes presentes em cada alimento, é feita uma análise da sua composição, o que determina o teor de umidade, de proteínas, gorduras, carboidratos, de fibra alimentar e de minerais. Cada grama de carboidrato ou de proteína fornece 4 calorias, enquanto cada grama de gordura fornece 9 calorias, podendo-se, assim, calcular a quantidade total de calorias de um alimento. Além desses nutrientes, o álcool também é uma fonte calórica importante, fornecendo 7 calorias por grama”, explica a nutricionista Fabiana Honda.

A conclusão é que as calorias importam, mas o que vai determinar se você está no caminho certo ou não é quanto de energia seu organismo necessita e se todos os nutrientes necessários são ingeridos adequadamente.

“Essa energia nada mais é do que a capacidade de realizar trabalho, e o nosso corpo precisa dela para manter funções vitais como batimentos cardíacos, respiração, manutenção da temperatura corporal e dos tecidos, funcionamento do sistema nervoso e também para a realização de atividades físicas. Daí a caloria ter tanta importância”, finaliza Fabiana.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

É a repetição que ajuda a incorporar esse hábito saudável

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Advertisement

Você também vai gostar

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Emagrecimento

Alimentação balanceada com exercícios físicos é a combinação indispensável desse objetivo

Nutrição

Alimentos naturais podem oferecer diversos benefícios que contribuem diretamente para a hipertrofia