Calculadora de calorias: descubra quanto você gasta ao correr

Fisiologista revela conta simples, para ajudar a entender o gasto energético durante o exercício

calculadora de calorias
Calculadora de calorias / Foto: Shutterstock

Uma calculadora de calorias pode ser excelente ferramenta para descobrir o quanto de energia é gasto pelo corpo durante a atividade física. Com esses dados nas mãos, é possível adaptar o treino de acordo com seus objetivos na corrida – seja emagrecer ou melhorar o desempenho.

Sabemos que para emagrecer é necessário permanecer em déficit calórico – consumir menos energia do que se gasta. No entanto, melhorar o rendimento da corrida, com evolução nas distâncias percorridas e na velocidade empregada, costuma demandar um grande esforço. Algo que é inviável sem um consumo calórico que forneça energia suficiente para o corpo. Por isso, é fundamental saber quanto se gasta ao correr. E é aí que entra a calculadora de calorias.

Calculadora de calorias

“Quando consumimos 1 litro de oxigênio para ‘queimar’ nossos substratos energéticos – principalmente gordura e carboidrato – produzimos cerca de 5 calorias”, explica o fisiologista Turíbio Leite de Barros Neto. De acordo com o especialista, é o consumo de oxigênio que vai determinar o gasto energético. Portanto, podemos considerar que a respiração é a base da calculadora de calorias.

Confira a fórmula proposta pelo fisiologista:

Gasto calórico por minuto = velocidade (em km/h) x peso (Kg) x 0,0175.

Ou seja, se você é uma pessoa de 78kg, que corre à uma velocidade de 8km/h a conta é a seguinte: 8 x 78 x 0,0175 = 10,92 calorias por minuto. Manter esse ritmo durante uma hora, por exemplo, gastará aproximadamente 637 calorias.

Não desconsidere as individualidades

Essa fórmula utilizada pela calculadora de calorias produz apenas uma estimativa de qual será o seu gasto energético durante a corrida. No entanto, vale ressaltar que existem diversos outros fatores – internos e externos – que podem alterar esses números.

“Para quem costuma percorrer uma certa distância em cada treino, o cálculo do tempo permite a estimativa da velocidade média desenvolvida e, assim, a consciência do gasto calórico conforme a fórmula acima”, finaliza Turíbio

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você