Emagrecimento

Água: é verdade que ela ajuda a emagrecer? Entenda

Mais uma dúvida que é solucionada por especialista nesta reportagem

Água emagrece? - Foto: Shutterstock

A água é o recurso natural abundante do universo e os seus benefícios são o regulamento da temperatura corporal, combate da acne, fortalecimento do sistema imunológico e hidratação da pele. Ainda assim, existe aquela dúvida se o consumo diário de água ajuda a emagrecer. É verdade ou fake?

A falta de informação de uma maioria dos habitantes brasileiros ainda contribui para diversas “lendas” e histórias infundadas sobre o uso da água no processo de perda de peso. Ou seja, essa dúvida permanece em alta nos tempos atuais.

O primeiro “passo” é saber que 60% do corpo humano é constituído por água. O que denota que quanto mais hidratado estiver melhor será o seu desempenho diário. Em relação ao emagrecimento, há estudos que apontam o benefício desse processo em longo prazo.

Auxílio para consumação de água

O Ministério da Saúde publicou o Guia Alimentar Para a População Brasileira no ano de 2006, documento que orienta o caminho seguro para alimentação saudável. Esse guia diz que a quantidade ideal de água a ser consumida varia conforme a idade e o peso. Em média, o recomendado é que sejam consumidos 2 litros diários para adultos, porque nosso corpo não é capaz de armazenar água e depois do consumo é distribuída por todo o nosso organismo.

Responsável pelo programa do VigilantesDoPeso no Brasil, Matheus Motta, destacou as consequências negativas para falta de água na rotina. E acusou que há uma relação entre perda de peso e beber água.

“A falta de água pode trazer diversos malefícios que impactam diretamente nossa rotina, como a piora da memória e do raciocínio, por exemplo. Além disso, o metabolismo também corre o risco de ter seu desempenho prejudicado, dificultando a perda de peso. Justamente por esta razão, evidências apoiam uma conexão entre emagrecer e beber água”, garantiu.

A fim de auxiliar aqueles que buscam o bem-estar por meio de um processo mais saudável e duradouro, a organização VigilantesDoPeso, que atua com propósito no estímulo de mudanças de hábitos, mentalidade e estilo de vida, delineou os principais benefícios de ingestão diária de água.

Como consumir água de maneira adequada

1 – Ajuda no controle de peso

A água é importante para a regularização da temperatura do nosso corpo, pressão sanguínea e o transporte eficiente de nutrientes e resíduos nos músculos, funções importantes para o bom desempenho físico. Também mantém um bom funcionamento do metabolismo, que influencia na perda e controle de peso. Além de ser a melhor opção para se hidratar, pois não contém calorias e nem açúcares, encontrados em outras bebidas.

2 – Ajuda o sistema digestivo

Hidratar-se de maneira adequada auxilia a produção de fluidos digestivos e melhora o funcionamento intestinal, evita a constipação e a formação de gases e facilita ainda a absorção dos nutrientes necessários para o nosso corpo.

3 – Evita a exaustão mental

O cérebro funciona melhor quando está hidratado. Consumir a quantidade sugerida de água é importante para manter o bom desempenho da função cognitiva, previne sintomas como cansaço, falta de atenção e falha na memória.

4 – Previne pedra nos rins

Sem o consumo ideal da quantidade de água, há a diminuição da produção de urina, que passa pelos rins e ajuda na formação de cálculos renais. Além disso, a ingestão suficiente de líquido pode diminuir os riscos de infecções no sistema urinário.

Fonte: Vigilantes do Peso

Você também vai gostar

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Sair da versão mobile