Nutrição

Alimentação consciente: saboreie e controle a fome

O equilíbrio é fundamental nesse tipo de proposta

Alimentação consciente - Shutterstock

Alimentação consciente ou “mindful eating” é a estratégia para emagrecer sem sofrimento. Essa abordagem foca em prestar atenção ao que você come, saborear cada mordida, reconhecer os sinais de fome e saciedade do corpo. Nesse sentido, o nutrólogo Dr. Ronan Araujo vai transmitir três dicas para praticar a alimentação consciente.

As três dicas para alimentação consciente

Desfrute dos alimentos sem distrações como TV ou celular;

Mastigue devagar, percebendo o sabor e a textura;

Pare de comer quando se sentir satisfeito e não quando estiver cheio.

Acréscimos sobre essa proposta

Essa prática ajuda a combater a compulsão alimentar e o comer emocional, dois fatores que muitas vezes sabotam o emagrecimento. A sensação constante de fome é desafiadora e felizmente existem maneiras de controlar sem sacrificar o sabor.

“O segredo para não sofrer é não se privar completamente. Se você gosta de chocolate, pizza ou qualquer outro alimento considerado ‘inimigo’ das dietas, pode incluir porções moderadas na sua semana para manter o equilíbrio geral das calorias”, sugeriu Ronan.

É fundamental que a maior parte da dieta seja composta por frutas, vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis, que garantem que seu corpo receba os nutrientes essenciais para funcionar bem durante o processo de emagrecimento.

“Emagrecer comendo o que se gosta é possível e sustentável a longo prazo desde que haja equilíbrio, controle e atenção à qualidade dos alimentos. A chave para o sucesso está em entender que a perda de peso não exige uma dieta restritiva, mas sim um ajuste nas porções e na forma como você se relaciona com a comida”, concluiu o Dr. Ronan Araujo.

Você também vai gostar

Saúde

Ajuda a diminuir os níveis de cortisol e o estresse fisiológico

Nutrição

Esse objetivo precisa ser conciliado com uma rotina de exercícios físicos e hidratação adequada

Nutrição

Alimentação fitness também pode ser saborosa e fácil de fazer

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explicou quais são os movimentos que desenvolvem a região

Sair da versão mobile