Normalmente, a musculação não está entre as atividades preferidas de quem corre, mas se você está nesse grupo precisa repensar. Pois, o treino de força pode ser um grande aliado, já que previne o risco de lesões e melhora o rendimento.
Durante a corrida, os músculos das costas, das pernas e braços são excessivamente forçados por conta dos movimentos repetitivos e do impacto da pisada, aumentando a possibilidade de desgaste e contusões. Por isso, a prática da corrida não aliada à musculação pode prejudicar a postura e principalmente os joelhos, trazendo complicações futuras e até mesmo dificultando a evolução do corredor.
Os treinos musculares também podem auxiliar no processo de emagrecimento, já que aumentam o número e tamanho de fibras musculares, que consomem uma quantidade maior de calorias.
Treino e frequência
O grande número de passadas com o impacto gerado pela corrida afetam as articulações, que ficam sobrecarregadas. Por isso os treinos de resistência de força são os mais indicados, dando atenção especial aos membros inferiores e às regiões lombar e abdominal.
Os treinos de musculação também podem variar de acordo com o objetivo do corredor. Quem deseja criar mais resistência, por exemplo, deve utilizar cargas médias e realizar várias repetições. O desenvolvimento da força exige cargas altas e poucas repetições. E para quem deseja melhorar a potência, são recomendadas poucas repetições, com carga média e em alta velocidade.
A musculação deve ser realizada ao menos duas vezes na semana e, para os iniciantes, os treinos não devem coincidir com os dias de corrida. E claro, todas as atividades devem ser prescritas e acompanhadas por um profissional, variando com os objetivos e experiências de cada um.
Confira alguns exercícios bons para os corredores:
Supino Reto
Fortalece peitoral, ombro e tríceps, beneficiando a postura durante a corrida.
Agachamento Livre
Trabalha e fortalece os músculos dos glúteos e coxas.
Aproveite que hoje, 19 de fevereiro, é o Dia do Esportista e comece a malhar!