Harry Thomas

As arapucas das calçadas

Foto: Shutterstock Images

Costumo dizer que um dos melhores treinos que existem para a modalidade trail running é correr nas calçadas paulistanas. Eu corro muito nelas. Invariavelmente para ir e voltar ao parque onde faço o “grosso” da rodagem.

Os obstáculos, buracos, saliências e desníveis são tantos que não devem em nada para muitos percursos técnicos e casca grossa que vemos em corridas de trilhas por aí.

Foto: Shutterstock Images

 

Em São Paulo, em particular, o fato é agravado pela legislação vigente, que estipula que cada proprietário faça a manutenção da sua calçada. Assim, um mosaico é criado. Em uma mesma rua vemos vários tipos de construção: concreto, pedras portuguesas, asfalto, lajotas e todo o tipo de sorte. Isso obviamente quando a manutenção é feita, não deixando o passeio público ao relento.

Poucas vias seguem uma mesma padronagem – um caso à parte é a Avenida Paulista, com suas belas, conservadas e largas calçadas. Um verdadeiro oásis incrustado na cidade.

Com a manutenção em débito, o corredor deve ficar bastante atento para evitar os famigerados tombos, pois as consequências podem ser desde um simples arranhão ou algo bem mais grave.

Boas dicas são: elevar um pouco mais a passada, correr com um olho à frente e outro no local onde se vai pisar e até o uso de uma headlamp quando os treinos acontecem à noite.

Portanto, cuidado é essencial para que seu treino saia da forma planejada!

Click to comment

Você também vai gostar

Suplementos

O whey protein é conhecido porque ajuda a complementar proteínas na dieta, mas a escolha deve considerar objetivos individuais

Saúde

Entenda como reduzir o inchaço mais rápido depois de um dia ou uma refeição de exageros com as comidas ou bebidas

Emagrecimento

Muita gente, após conseguir um par, acaba ganhando um pouco de peso, mas é possível emagrecer em conjunto se esse for o objetivo de...

Nutrição

Ingerir bastante água é muito importante sempre, inclusive no inverno, então saiba como beber mais líquidos nessa época

Sair da versão mobile