Nutrição

Banana emagrece mesmo? Veja os principais benefícios da fruta

Essa fruta é reconhecida por ser uma boa fonte de energia

Banana - Shutterstock

A banana é o tipo de fruta que dá para ser saboreada em qualquer hora do dia. Acessível, com preço camarada e que dá aquela energia para os nossos compromissos diários. Ainda assim, o seu consumo desperta dúvida, exemplo: banana emagrece mesmo? Veja os principais benefícios da fruta.

As vantagens da banana

Versatilidade

“Por fornecer carboidratos de absorção um pouco mais rápida, pode ser uma boa opção antes do treino. Além de carboidratos, a banana é uma fonte de micronutrientes como potássio, vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio, auxiliando na contração muscular e no sistema imunológico”, afirma o nutricionista Arthur Mendonça.

Equilíbrio

Tudo aquilo que é em excesso faz mal, isto é, vale a pena saber qual é o consumo para não enfrentar nenhum problema. Arthur traça um comparativo com a sua sugestão.

“Bananas em geral fornecem em torno de 20g de carboidratos em 100g de alimento. Então, uma porção de banana por dia se enquadra bem no saldo calórico da maior parte da população. Já um cacho talvez não”, explica.

Combinação

Essa fruta dá para ser combinada na hora de ingerir iogurte, pasta de amendoim, aveia e entre outros alimentos saudáveis. Se um sujeito é diabético, o consumo pode ser feito com fibras e proteínas, exemplos: cacau, chia, linhaça, aveia, ovos ou até com suplemento whey.

“As proteínas e fibras ajudam a diminuir o índice glicêmico do carboidrato da banana e fazendo com que não ocorra uma liberação acentuada de insulina”, conclui.

Você também vai gostar

Fitness

O método espanhol é a técnica ideal para quem está tentando diminuir o abdômen, mas não vê resultado até o momento

Nutrição

Azeite extravirgem, abacate e ovos são alguns dos alimentos que ajudam quem faz uma dieta para controlar diabetes

Saúde

Alguns hábitos que você talvez faça em seu dia a dia podem ser tão ruins quanto o ato de fumar. Saiba quais são e...

Sem categoria

Nutricionista explica que creatina não é anabolizante e contribui para força muscular e desempenho físico quando utilizado corretamente

Sair da versão mobile