Saúde

Bebe pouca água? Nutricionista cita os sintomas preocupantes de desidratação

Alguns sinais emitidos pelo corpo já denotam desidratação

Principais sintomas de quem bebe pouca água - Shutterstock

A água é fonte de saúde e vida ao nosso corpo. Dessa maneira, quando a ingestão é insuficiente, o organismo pode apresentar sintomas de desidratação. Assim, em média, a maioria das pessoas só permanece viva de dois a quatro dias sem água. Nesse sentido, a nutricionista do Grupo São Cristóvão Cintya Bassi citou os principais sintomas de quem bebe pouca água.

Principais sintomas de quem bebe pouca água

  • Sede exagerada;
  • Boca e pele seca;
  • Olhos fundos;
  • Diminuição da sudorese;
  • Cansaço;
  • Dor de cabeça;
  • Tontura;
  • Moleira afundada em bebês;
  • Em casos graves, a desidratação pode evoluir para queda da pressão arterial, perda de consciência, convulsão, coma, falência de órgãos e morte.

A importância da hidratação

Há a necessidade de pelo menos 500 ml de consumo de água logo ao acordar. “Durante o sono, nosso organismo consome muita água para continuar funcionando e, por isso, já acordamos desidratados, com necessidade de reposição. Tanto faz se ela está fria ou em temperatura ambiente para hidratar. A água gelada tem um leve efeito acelerador do metabolismo já que obriga o corpo a trabalhar pra subir a temperatura novamente e a morna, um leve efeito digestivo e porque facilita a digestão das gorduras”, diz Cintya.

Outras opções de consumo

A água com gás, água de coco, sucos e chás auxiliam na hidratação diária. A diferença que o gelo não é fonte de hidratação, que pode compor suas bebidas, mas não serve pra substituí-las, visto que a quantidade de água em um cubo de gelo é pequena.

“É possível fazer ‘refrigerantes naturais’, acrescentando a água com gás, limão ou suco de uva, ou ainda maçã e hortelã, por exemplo. Nesse caso, mais uma vez a criatividade é quem dá os limites”, termina Cyntia Bassi.

Você também vai gostar

Nutrição

Para você que não quer sair do foco em nenhum momento do ano

Nutrição

Queridinho da culinária japonesa no Brasil costuma gerar dúvidas

Tênis

Nada impede de que haja um desdobramento dessa pesquisa

Nutrição

É um tipo de alimento que se destaca pela versatilidade

Sair da versão mobile