Nutrição

Benefícios da beterraba: 3 motivos para incluí-la na dieta

É um vegetal indispensável para uma boa saúde

Beterraba - Shutterstock

Versátil. Um adjetivo que dá para citar quando se trata da beterraba. Ou seja, a sua riqueza de nutrientes o permite o consumo da forma crua, na salada ou cozida. A hortaliça faz parte da “família Chenopodiaceae”, que também une a acelga e espinafre. Assim, veja na sequência os quatro benefícios da beterraba para o dia a dia.

As três vantagens da beterraba para o nosso dia

Diversidade

“A beterraba é um alimento, que possui uma variedade de vitaminas e minerais em sua composição. Dentre eles, potássio, fósforo, magnésio e cálcio, que apresentam quantidades significativas, além de vitaminas A e C. Ela possui essa coloração vermelho-arroxeado devido à presença de betalaínas (pigmentos hidrossolúveis), importante antioxidante natural para o organismo. E capaz de retirar os radicais livres prevenindo doenças”, comentou com exclusividade para o Sport Life a nutricionista da MedSculp Fabíola Espíndola.

Outra riqueza

“Ainda é rica em nitrato que será convertido em óxido nítrico pelo organismo. Esse óxido nítrico, favorece a vasodilatação e está relacionado com o aumento das trocas gasosas, aumento do fluxo sanguíneo, biogênese mitocondrial, eficiência, fortalecimento da contração muscular, e regulação de oxigênio no músculo ativo”, complementou Fabíola.

Essa resposta da nutricionista destaca a beterraba como aliada na redução da pressão arterial pelo fato de dilatar os vasos sanguíneos, melhorar a circulação e, também, favorecer a queima de gorduras.

Útil para quem mantém vida física ativa

Cumpre com rotina de exercícios físicos na semana? Excelente! Melhor ainda quando é conciliada com programa de alimentação saudável. Lembre-se de que a beterraba não pode faltar no seu cardápio diário e, inclusive, pode até transformar-se em suplemento.

“Suplementos de suco de beterraba demonstraram reduzir a fadiga muscular associada a exercícios físicos e promovendo a regeneração muscular após o exercício. No entanto, esses estudos demonstram benefícios em praticantes iniciantes de atividades físicas tanto no treinamento aeróbico quanto no anaeróbico”, concluiu Fabíola Espíndola.

Dados

O trabalho do IEA (Instituto de Economia Agrícola) / CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada) informou em 2018, que a área de produção de beterraba foi de 5.207,23 (ha) apenas no Estado de São Paulo, cujo trabalho foi de 7.451.582,18 caixas de 23 kg, equivalente a 171.386,39 toneladas devido ao cultivo elevado de híbridas.

Outros estudos mencionam que a área plantada de beterraba no Brasil é de aproximadamente 18 mil hectares. O “quinteto” de Estados São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Goiás impacta em cerca de 87% da comercialização de beterraba nos Ceasas (Centrais Estaduais de Abastecimento). São Paulo, Minas Gerais e Paraná são favorecidos pelo clima frio na safra.

Você também vai gostar

Nutrição

Veja como incluir essa iguaria no seu cardápio fitness sem nenhum tipo de prejuízo para a saúde

Fitness

Estudo apontou que fazer pausas durante atividade pode acelerar a queima calórica

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

Esse método de exercícios não para de conquistar praticantes pelo mundo afora

Sair da versão mobile