Nutrição

Café de açaí é mais saudável? Entenda os benefícios da bebida

O que parece novidade, no fim das contas, é semelhante ao café

Café de açaí é bom para diabete - Shutterstock

O açaí é o fruto que dominou o país, ou seja, deixou de ser consumido apenas na região norte e em várias cidades é comum ver quiosques e sorveterias com essa opção de consumo. Nesse sentido, a sua bebida tornou-se alternativa ao café, que ainda assim resulta em dúvidas para maioria, exemplo: café de açaí é bom para diabetes?

A resposta da nutróloga sobre se o café de açaí é bom para diabetes

“Embora haja relatos de que o açaí coffee possa trazer benefícios para a saúde, é importante destacar que as pesquisas científicas específicas sobre essa bebida são ainda muito limitadas. No entanto, considerando os benefícios gerais do açaí e as propriedades das sementes, é possível que o açaí coffee possua algumas características benéficas”, diz com exclusividade para o Sport Life a nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Dessa forma, a bebida é obtida pela extração em água quente, do pó dos caroços do açaí, torrados e moídos, o que resulta no produto semelhante ao café tradicional, com diferença no sabor, aroma parecido ao café, mas com as suas próprias características.

A prova é que o café de açaí tem se popularizado como alternativa para quem busca experimentar algo diferente ou opções livres de cafeína. Pode ser encontrado tanto em estabelecimentos especializados quanto nas cafeterias, que sugerem opções alternativas ao café “clássico”.

“O café de açaí pode trazer também benefícios para o meio ambiente devido ao reaproveitamento dos caroços de açaí. O uso das sementes como matéria-prima para a produção do café de açaí ajuda a reduzir o desperdício”, completa a profissional.

O que diferencia o café de açaí para o tradicional?

“Diferente do café tradicional, o café de açaí não tem doses diárias de recomendação estabelecidas por literatura científica. Portanto, o consumo de uma a quatro xícaras ao dia imediatamente após o preparo e não adoçadas, como o café, pode ser uma opção para obter os benefícios dos compostos bioativos”, orienta Garcez.

Detalhes

A ingestão do café de açaí pode ocorrer ao longo do dia e, por não conter cafeína, pode ser uma opção de consumo noturno. Principalmente para as pessoas que são sensíveis à cafeína.

Há ainda evidências de que o consumo de café de açaí pode impactar positivamente para hipertensão, diabetes e colesterol. Os seus antioxidantes ajudam a reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular, mesmo com algumas precauções.

“Além disso, os compostos bioativos que podem auxiliar no controle do açúcar no sangue e na redução do colesterol. Apesar dessas possibilidades promissoras, é importante ressaltar que mais pesquisas são necessárias. Para confirmar e entender completamente os efeitos do açaí coffee em pessoas com diabetes”, afirma.

Café de açaí é uma bomba calórica?

“Se apenas hidratado em água quente, pode ter um baixo teor calórico semelhante ao café tradicional, aproximadamente 2 kcal por xícara. Mas dependendo da quantidade de pó utilizado e dos ingredientes adicionados, como açúcar ou leite, a carga calórica pode variar. É importante verificar a informação nutricional no rótulo do produto específico e os ingredientes adicionados para determinar o conteúdo calórico exato”, finaliza.

Você também vai gostar

Nutrição

Reduzir a quantidade de alimentos sem prestar atenção ao que se come não lhe trará bons resultados

Saúde

É um produto que desperta a atenção da maioria

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Sair da versão mobile