Fitness

Cafeína: além de estimulante, também melhora o rendimento no exercício

Conhecida por ser um estimulante poderoso, a cafeína também ajuda na prática de atividade física. Veja 7 de seus benefícios!

Foto: GettyPremium.com

Tomar um café é um hábito bem comum dos brasileiros. E a cafeína não só estimula, como também tem vantagens para a prática esportiva. Pois, é uma substância que ativa os músculos, dando mais rendimento durante o exercício, e ajudando simultaneamente a perder peso.

Mas existem muitos mitos em torno dos efeitos da cafeína, principalmente no mundo do fitness. Porém, as últimas investigações concluíram que o café funciona de fato no rendimento esportivo.

Um de seus pontos negativo é o aumento da pressão arterial, podendo causar até taquicardia em alguns casos. Além disso, por ter efeito diurético, a cafeína também causa problemas gástricos e aumenta a desidratação durante o exercício.

Confira 7 vantagens do consumo da cafeína!
 
1.     A cafeína aumenta a energia porque favorece a absorção pelo corpo dos hidratos de carbono. Desta forma, existe mais glicose disponível para poder ser aproveitada pelos músculos.
2.    Aumenta a resistência física ao aumentar a quantidade de adrenalina no cérebro e atua como um estimulante mental, obrigando o usuário a um esforço maior durante mais tempo.
3.    Retarda a fadiga e o esgotamento muscular pois a cafeína tem semelhanças com a adenosina, o neurotransmissor que se encarrega de transmitir a informação de cansaço ao cérebro. Quanto maior for o cansaço, mais se produz adenosina. Como a cafeína é parecida com a adenosina, os neurônios não distinguem a diferença e juntam-se a ela. Quando a cafeína ocupa o espaço nos neurônios reservado à adenosina, evita que o cérebro receba a informação de cansaço, mantendo a mente desperta e atenta.
4.    Aumenta a produção de catecolaminas no plasma e permite ao organismo adaptar-se ao esforço físico e mental.
5.    Ajuda a perder peso durante o exercício, embora não queime gorduras como se ouve dizer. A razão desse mito é muito simples: o aumento de adrenalina faz com que você treine com uma intensidade maior, e como também aumenta a resistência, a cafeína ajuda que você treine por mais tempo e, consequentemente, você queima mais gordura.
6.    Diminui as dores musculares durante o treino. Segundo um recente estudo realizado na Universidade de Geórgia, ela é ainda mais eficaz do que a aspirina. As pessoas que não bebem habitualmente café, sentem mais os efeitos.
7.    Protege o cérebro. Vários estudos apontam para uma relação entre o consumo de café e a doença de Parkinson – ela reduz em cerca de 60%. Parece que a cafeína que o café e o chá contêm, e outras bebidas estimulantes, tem um efeito protetor para o cérebro sempre que tomada com moderação (entre duas ou três xícaras por dia).

Você também vai gostar

Treinos

Há motivos de sobra para aliar a cafeína com os treinamentos

Nutrição

É só adotar o consumo regular para potencializar a performance

Nutrição

Assim, essas bebidas são indicadas para boa performance esportiva

Nutrição

Nutricionista revela como o café age em nosso organismo, fornecendo benefícios essenciais para a prática de exercícios físicos

Sair da versão mobile