A prática regular do yoga vem ganhando cada vez mais destaque não apenas como uma forma de relaxamento, mas também como um importante recurso para a saúde feminina. Estudos recentes apontam que essa atividade pode contribuir diretamente para a qualidade de vida e para a longevidade das mulheres, especialmente durante a perimenopausa e a pós-menopausa.
Muitas mulheres que praticam yoga já notam os seus benefícios. É o caso de Eliane Frossard, que aos 73 anos era adepta da prática e já percebia suas vantagens.
“A prática de Yoga tem proporcionado um ganho significativo em minha qualidade de vida, ampliando especialmente o autoconhecimento e o autocontrole. As aulas são verdadeiras experiências e proporcionam aprendizagens que se estendem para a vida em seus múltiplos aspectos”, disse.
A seguir, entenda melhor os benefícios do yoga para as mulheres, especialmente os ligados à longevidade:
Os benefícios do yoga para mulheres e longevidade
O estudo do The Journal of the Menopause Society analisou o impacto de programas de exercícios mente e corpo, como yoga, durante a perimenopausa e pós-menopausa, que usou 11 ensaios clínicos randomizados com um total de 1.005 participantes.
Muitas mulheres enfrentam problemas como a aceleração da perda óssea, que pode levar à osteoporose. Os benefícios dos exercícios são atribuídos ao stress induzido nos músculos esqueléticos, o que regula a densidade óssea.
Outro ponto é que essa pesquisa citou que o yoga pode aumentar os níveis de melatonina. Esse é um hormônio crucial para o sono, e os níveis de GABA no cérebro, neurotransmissor que melhora os padrões de sono.
A profissional de educação física da Total Pass Ana Carolina Matos pontuou que existem diversas modalidades de exercícios para experimentar e colher benefícios que a prática de esporte regular pode trazer ao bem-estar.
“O yoga é uma prática que busca envolver a respiração, a meditação e o controle do corpo. Existem diferentes tipos de Yoga, alguns mais focados em relaxamento e alongamento e outros em equilíbrio e força”, explicou Ana Carolina.