“Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?” Essa pergunta, que também é o trecho da música “É uma partida de futebol”, da banda Skank, resume o sonho de muitas crianças brasileiras. Porém, falta de oportunidades e escolhas duvidosas o afastam desse sonho. Aí é que surge um clube italiano que investe em intercâmbio para recrutar jogadores brasileiros.
Os detalhes da ação desse clube italiano
Primeiramente, a preparação psicológica e mental são as recomendações iniciais do Palestra Trevalli para os pais e jogadores. Afinal, envolve a distância de casa, adaptação em um novo país, a rotina de um atleta e outros aspectos ligados a preparação para os principais obstáculos, que surgirão diariamente no continente europeu. Palestra faz parte do Tre Valli Calcio, time que disputa as divisões regionais italianas.
Palestra cita na sequência que promove reuniões semanais com os jogadores e staff para que já cheguem até a Itália com as expectativas alinhadas. “Além disso, buscamos parcerias com empresas como a Cidadania4U, que têm sido um ponto muito importante para os atletas do Palestra Tee Valli. Afinal, aqueles que por meio de todo o processo de assessoria da empresa obterem o tão sonhado passaporte europeu conquistam a possibilidade de caminhar mais facilmente por clubes maiores da Europa”, comentou com exclusividade para o Sport Life o presidente do Palestra Trevalli, Danilo Cappovilla.
Outro ponto citado por Danilo é de que a operação conta com os treinadores licenciados pela UEFA (União das Federações Europeias de Futebol), fisioterapeuta, preparador físico, fisiologista, curso de idioma, estrutura de treinamento a nível europeu, jogos contra equipes italianas, filmagem de jogos, encaminhamento de atletas para clubes europeus após os três meses na Itália, treinamento de alta intensidade, alimentação completa, alinhamento de carreira e marketing pessoal.
O atual momento
Já se passaram mais de 350 jogadores por esse projeto desde o ano de 2020. Assim, os atletas atuam em partidas de exibições com adversários desde o profissional até semiprofissionais. A intenção com esses jogos é a adaptação dos jogadores aos diversos níveis de futebol.
A exigência não se limita apenas dentro de campo, medida que exige regularidade do intercambista na escola. “Prezamos pela formação da pessoa e não somente do atleta. Queremos ajudar esses jogadores a obterem alta performance dentro e fora de campo. Por isso, nosso programa inclui aulas de italiano três vezes na semana para que possam aprender a língua e se adaptar mais rapidamente à cultura italiana”, declarou o vice-presidente do Palestra Trevalli, Lucas Firmo Perez.
“Nosso projeto é ajudar cada vez mais atletas a chegarem ao mais alto nível do futebol mundial. Queremos auxiliar e completar a formação de jogadores, para que eles alcancem voos maiores no continente europeu e assim vivam o tão sonhado futebol profissional de verdade! O Tre Valli Calcio visa ser reconhecido com um dos maiores clubes formadores da Itália, alcançando divisões maiores e fornecendo atletas a grandes clubes italianos e europeus”, concluiu Lucas.