Corrida

Como a corrida pode te ajudar a parar de fumar

A prática pode ser uma grande aliada na luta contra o vício. Saiba como!

Foto: Thinkstock

Abandonar o tabagismo não é nada fácil. Além de muita força de vontade e autocontrole, todo fumante realmente disposto a parar precisa criar novos hábitos e descobrir atividades que amenizem os efeitos da abstinência e o mantenham motivado.

Foto: Thinkstock

Na luta contra o vício, qualquer atividade física é válida. Manter o corpo em movimento libera a famosa endorfina, substância responsável pela modulação do estado afetivo e sensação de bem-estar, efeito semelhante ao do cigarro para um tabagista.

Segundo o médico do esporte Dr. Luiz Augusto Riani do laboratório Alta Excelência Diagnóstica, a corrida, por ser uma atividade física intensa e que estabelece metas evolutivas, pode ser uma grande aliada: “O cigarro acaba por demonstrar-se uma barreira à progressão almejada, passando para o lado dos adversários e facilitando o processo de abandono do tabagismo, uma vez que seus males tornam-se mais evidentes.”, explica.

Quem adere à prática pode até se surpreender com o próprio desempenho. A dedicação e treinos constantes podem deixar um fumante com melhor desempenho físico do que um não-fumante sedentário. O pneumolista ainda afirma que os benefícios do treinamento são superiores aos prejuízos do tabagismo, e mesmo não conseguindo deixar o vício totalmente, treinar é essencial.

Mas fique atento! Quem fuma e pratica corrida corre mais riscos de desenvolver uma doença coronariana, definida como estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue e oxigênio ao coração, colocando a vítima em risco de infarto quando exposta ao esforço físico.

O ideal é usar a corrida como método para abandonar gradualmente e completamente o cigarro. Estabelecendo metas e superando os próprios limites, o corredor perceberá que consegue ficar longe do tabaco e que o vício é apenas um obstáculo para a progressão no esporte.

Confira algumas dicas de como conciliar a corrida e a luta contra o vício!

Beba muita água
Sempre que surgir a vontade de fumar, tome um copo de água! O líquido pode ajudar a enganar a necessidade de ter algo na boca. Mantenha uma garrafinha sempre ao lado para os momentos de fissura.

Aposte em lanchinhos saudáveis
A ansiedade, um dos efeitos da abstinência, pode gerar fome compulsiva, fazendo com que a pessoa ataque guloseimas sempre que a vontade de fumar bater. Invista e tenha sempre com você lanchinhos saudáveis como frutas, cenouras cortadas em palito, tomates cereja ou castanhas. A vontade de levar algo à boca será saciada de maneira mais saudável.

Foto: Shutterstock

Treine muito!
O treino intervalado de corrida faz com que os pulmões se abram mais e, durante os momentos de caminhada, a pessoa sinta o ar entrando e saindo. A tática faz com que o corredor sinta menos vontade de fumar.

Recompense o esforço
Que tal juntar a grana que teria sido gasta em maços de cigarro para comprar algo legal ou até mesmo participar de uma corrida especial? A questão financeira também pode ser um grande incentivo!

Estabeleça metas
Tanto para a corrida como para os cigarros! Crie objetivos de distância e tempo e datas para alcançá-los, de acordo com os seus limites. Montar um cronograma de treinos também é ideal para auxiliar no processo de disciplina e progressão.
Para diminuir os cigarros, estabeleça um horário rígido para fumar e aos poucos diminua a quantidade. Não carregar o maço é uma tática eficiente.

Foto: Shutterstock

Lembre o porquê de ter começado
Seja financeiramente, para melhorar seu desempenho na corrida ou, principalmente, pela saúde. Pense em suas metas e como o cigarro pode te prejudicar.

Click to comment

Você também vai gostar

Corrida

Lembre-se que o cuidado vale tanto para dentro quanto fora das pistas

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Treinos

Entender cada conceito lhe ajuda a atingir os seus objetivos

Sair da versão mobile