Nutrição

Consumir nuts oleaginosas pode prevenir o câncer

Neste texto, a nutricionista Klara Rahmann cita os poderes das nuts oleaginosas sobre o corpo. Conheça seus benefícios e coloque-as no seu cardápio

Neste texto, a nutricionista Klara Rahmann cita os poderes das nuts oleaginosas sobre o corpo. Conheça seus benefícios e coloque-as no seu cardápio

As nuts são frutinhas oleaginosas ricas em proteínas, fibras, antioxidantes e gorduras monoinsaturadas, as gorduras boas. Não faz muito tempo que deixaram de fazer parte somente do cardápio de Natal e passaram a integrar o consumo habitual dos brasileiros. Não à toa, mas em razão do agradável paladar e da excelente contribuição nutricional que oferecem os amendoins, pecans, nozes, amêndoas, castanha de caju, castanha do Pará, castanha do baru, macadâmias e pistaches à nossa saúde.

 

Foto: iStock

Veja também: 3 grandes livros sobre emagrecimento e alimentação

Benefícios das nuts e recomendação de consumo

Cada uma das nuts, no entanto, tem o seu conteúdo próprio de nutrientes essenciais, de forma que quando consumidas juntas, e com moderação, oferecem uma boa dose de vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, cálcio, ferro, zinco, selênio e demais compostos naturalmente antioxidantes.

Assim sendo, para a obtenção mais completa dos benefícios à saúde, é recomendada a ingestão diária de 20 g a 30 g de um mix dessas oleaginosas. Quantidade esta, capaz de contribuir para a redução do mau colesterol (LDL-c), prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a ação da insulina e a memória, fortalecer os ossos e dentes, reduzir o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer e fornecer uma barreira antioxidante e anti-inflamatória ao corpo.

Posto isso, as barras de nuts são uma ótima opção para consumir essas oleaginosas já na quantidade diária recomendada. E, de fato, as barrinhas de nuts, além de bastante saborosas, têm surgido como uma melhor alternativa em relação a outras barras existentes no mercado, como as já conhecidas barras de granola e cereais.

A maior ressalva em relação ao consumo habitual das oleaginosas seja conseguir comê-las com moderação, para que de fato possam nos emagrecer. Parece ser bem difícil conseguir parar somente nas recomendadas 20 g, ou um punhado dessas oleaginosas, quando o apetite aperta. É exatamente por isso que as barrinhas de nuts são tão bem recomendadas por nutricionistas como uma opção saudável para consumo em refeições intermediárias, como os lanches. Resumindo, além de facilitar o consumo na medida certa, as barrinhas de nuts facilmente matam aquela inquietação do dia que só passa depois que a ansiedade é silenciada por um doce. Ademais, possuem uma composição própria que assegura uma das sensações mais importantes para o controle de peso: a saciedade. É, portanto, uma opção de um lanche completo com proteínas, fibras, antioxidantes, gorduras emagrecedoras, poucos carboidratos, mas bastante prática, saudável e saborosa.

 

*Dra. Klara Rahmann – Nutricionista formada pela Faculdade de Saúde Pública – USP. Especialista em Nutrição Clínica, Esportiva e Obesidade. Em sua carreira, já atuou em ambulatório e hospital. Possui ampla experiência em atendimentos personalizados nas áreas Clínica e Esportiva da Nutrição, tanto para adultos quanto para crianças, com foco em mudança da composição corporal, saúde e qualidade de vida. Atualmente, também atua como Consultora Técnica da Enova Foods.

Click to comment

Você também vai gostar

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Saúde

Médica nutróloga revelou os efeitos positivos que essa renúncia pode oferecer ao organismo humano

Saúde

Lembre-se que nunca é tarde para iniciar uma vida física ativa

Sair da versão mobile