Saúde

Creatina atua na prevenção e tratamento de Alzheimer, diz estudo

Fato que ainda não impede desdobramentos sobre esse tema

Prevenção e tratamento de Alzheimer - Shutterstock

Indicada tanto para dentro e fora do âmbito esportivo, a creatina vai muito além do que o ganho de energia, ou seja, preserva a massa magra e combate a sarcopenia. Além disso, o artigo disponível na revista Current Developments in Nutrition disse que a creatina atua na prevenção e tratamento de Alzheimer.

A força da creatina na prevenção e tratamento de Alzheimer

Esse trabalho analisou que modelos animais de Alzheimer demonstraram resultados encorajadores onde a suplementação de creatina melhorou a bioenergética cerebral geral e influenciou positivamente nessa doença.

Apesar dessa constatação recente, os demais benefícios potenciais da suplementação de creatina para pacientes humanos com Alzheimer ainda não receberam exploração em ensaios clínicos.

A revisão aduziu que a suplementação de creatina poderia emergir como um alvo terapêutico potente. Haja visto o seu papel na manutenção do fluxo de energia no cérebro.

Por fim, essa revisão enfatizou a necessidade de ensaios clínicos bem concebidos para compreender a profundidade do papel da creatina tanto no potencial tratamento como na prevenção de Alzheimer.

Dados sobre a doença

Alzheimer é o distúrbio neurodegenerativo prevalente em todo o mundo, o que afeta até 6,5 milhões de adultos mais velhos nos Estados Unidos. Outro ponto é que existem projeções que estimam um aumento para mais de 15 milhões até o ano de 2050. E que no Brasil 1,2 milhões de pessoas vivem com essa doença.

Você também vai gostar

Nutrição

Para você que não quer sair do foco em nenhum momento do ano

Nutrição

Queridinho da culinária japonesa no Brasil costuma gerar dúvidas

Tênis

Nada impede de que haja um desdobramento dessa pesquisa

Nutrição

É um tipo de alimento que se destaca pela versatilidade

Sair da versão mobile