Fiuk, cantor e ator, chamou a atenção de todo o Brasil no último mês por seu vício em cigarro dentro do Big Brother Brasil. Até mesmo durante as provas, o participante pedia para fumar.
Em muitos momentos, ele chegou a ficar sumido do jogo e só ganhava destaque quando estava sozinho, em seu canto, com o cigarro na boca. E, como todos sabem, o hábito de fumar não é nada saudável. Mas nem tudo está perdido! Veja nossas 5 dicas para te ajudar!
1. Beba muita água
Sempre que surgir a vontade de fumar um cigarro, tome um copo de água! O líquido pode ajudar a enganar a necessidade de ter algo na boca. Mantenha uma garrafinha sempre ao lado para os momentos de fissura.
2. Aposte em lanchinhos saudáveis
A ansiedade, um dos efeitos da abstinência, pode gerar fome compulsiva, fazendo com que a pessoa ataque guloseimas sempre que a vontade do cigarro bater. Invista e tenha sempre com você lanchinhos saudáveis como frutas, cenouras cortadas em palito, tomates cereja ou castanhas. A vontade de levar algo à boca será saciada de maneira mais saudável.
3. Treine muito!
O treino intervalado de corrida faz com que os pulmões se abram mais e, durante os momentos de caminhada, a pessoa sinta o ar entrando e saindo. A tática faz com que o corredor sinta menos vontade de fumar.
4. Estabeleça metas
Tanto para a corrida como para os cigarros! Crie objetivos de distância e tempo e datas para alcançá-los, de acordo com os seus limites. Montar um cronograma de treinos também é ideal para auxiliar no processo de disciplina e progressão. Para diminuir os cigarros, estabeleça um horário rígido para fumar e aos poucos diminua a quantidade. Não carregar o maço é uma tática eficiente.
5. Lembre o motivo
Seja financeiramente, para melhorar seu desempenho na corrida ou, principalmente, pela saúde. Pense em suas metas e como o cigarro pode te prejudicar.