Treinos

Dor nos cotovelos? Pode ser epicondilite; entenda

Outro conselho recomendado para quem está engajado na hipertrofia

Epicondilite - Shutterstock

O início de ano é o momento em que as pessoas renovam as suas metas quanto as atividades físicas. Quem frequenta a academia com objetivo de hipertrofia está atento a cada detalhe para manter o seu shape em dia. Nesse sentido, conheça epicondilite, o pesadelo dos cotovelos.

O que é epicondilite?

“É causada por movimentos repetitivos que lesionam os tendões do cotovelo. Apesar de ter esse nome popular de ‘tendinite do tenista’ e ser muito comum em praticantes de tênis e beisebol, não é uma doença exclusiva de praticantes destes esportes. É muito comum em praticantes de musculação”, afirma o personal trainer Fernando Dragão.

Questionado sobre a forma de evitar esse problema, Fernando cita dois exercícios para que a dor “suma” no decorrer dos dias, mesmo que aconteça aquele incômodo com a inflamação, que é natural.

“Epicondilite lateral: rosca invertida. Epicondilite medial: rosca punho. Faça de duas a três vezes na semana. Realize de três a quatro séries para falhar entre oito a dez repetições”, explica.

“A musculação é muito positiva para pessoas com algumas doenças crônicas. Os exercícios físicos realizados aceleram o metabolismo e melhoram diversos sistemas do organismo. Podem ajudar no alívio da dor e reduzir a dependência de medicamentos”, orienta Dragão.

Saiba mais

A epicondilite acontece devido aos movimentos repetitivos, que acarretam as lesões nos tendões dos cotovelos. A parte interna é denominada de epicôndilo lateral, e a interna é chamada de epicôndilo medial. Já os músculos dos antebraços estão ligados as protuberâncias ósseas com os seus tendões.

Conselho

“Evitar a atividade física que esteja agravando ou retardando a cura é uma boa opção. Porém, para musculação também enfraquecerá a musculação e atrasará a sua recuperação. Eventualmente, com músculo fraco você voltará a sentir dores. Procure um bom profissional para te orientar”, termina Fernando.

Fonte: Fernando Dragão

Você também vai gostar

Nutrição

Saber o seu limite sobre esse consumo não prejudica a dieta

Angélica Almeida

Angélica Almeida, colunista do Sport Life, explica como manter uma vida equilibrada e saudável

Fitness

Treinador explica como priorizar o músculo com eficiência e sem passar do ponto

Nutrição

Lembre-se que é necessário ter energia antes de praticar um exercício físico

Sair da versão mobile