Fitness

Erros da musculação: 5 atitudes que atrapalham a sua evolução

Entenda como algumas condutas parecem positivas mas, na verdade, só prejudicam o seu desenvolvimento

Erros da musculação / Foto: Shutterstock

Existem diversos tipos de erros da musculação. Afinal, o simples fato de você realizar um exercício com a mecânica um pouco fora do padrão já pode entrar nessa categoria. No entanto, um simples olhar mais atento de um professor na academia tende a resolver a situação.

Mas, muitas vezes, desenvolvemos hábitos e condutas que julgamos positivas ou, ao menos, inofensivas para o desenvolvimento na academia. Quando, na verdade, elas podem prejudicar a evolução. Sendo assim, é algo que também pode ser classificado como um erro da musculação. Inclusive, pode ser mais grave do que você imagina.

Dessa forma, com a ajuda do professor de educação física e assessor esportivo, Leandro Twin, separamos alguns erros da musculação e como evitá-los. Confira:

5 Erros da musculação

1 – Não se preocupar com a saúde. “Quando dou início a um trabalho com meus alunos e os resultados ficam abaixo do esperado, mesmo com 100% de disciplina, eu peço que façam um exame de sangue. Afinal, uma baixa sensibilidade a insulina, tireoide ruim ou a testosterona baixa, limitam consideravelmente os seus resultados. Caso esteja nesse cenário, faça exames”, recomenda Twin.

2 – Acreditar que suplementos fazem milagres. “Os suplementos entram para cobrir uma carência da dieta. Ou seja, se você não tem dieta, você não tem como ver a necessidade dela para suplementar. Então, se você toma suplementos e não tem dieta, pare, acerte a sua dieta e veja se há necessidade. Provavelmente não terá se a dieta for bem feita”, revela.

3- Abusar de comidas saudáveis. “Comer saudável não necessariamente irá te levar ao objetivo, você vai comer as mesmas coisas para perder gordura ou ganhar massa muscular, o que muda é a quantidade. Quando questiono meus alunos sobre a dieta, eles sempre respondem que está ok pois estão comendo alimentos de qualidade, porém, não podemos esquecer o quantitativo”, conta o treinador.

4 – Treinar fofo. “Uma orientação padrão entre meus alunos é o treinamento até a falha, porque se não for desafiante o suficiente para o corpo, mesmo que você faça um treino com volume, frequência e uma densidade (essas são as outras três variáveis fora a intensidade), você não vai evoluir. E o que torna desafiador é levar o exercício até a falha”, explica o professor.

5 – Não respeitar os limites do corpo. “Mas, você vai treinar até a falha de cada dia! Não somos iguais todos os dias. Tem dias que dormimos e comemos melhor, algo aconteceu e estamos com mais ânimo para treinar, ou o contrário. Então você vai para academia e vai fazer o seu melhor naquele dia, abaixe a carga se necessário, mas faça até a falha”, finaliza Twin.

Você também vai gostar

Saúde

Hábitos diários fazem a diferença nessa proposta

Fitness

Entenda como algumas simples atitudes podem acelerar a conquista dos objetivos

Nutrição

São os ajustes necessários para o bem-estar diário

Nutrição

São opções que se encaixam a qualquer hora do dia

Sair da versão mobile