Saúde

Excesso de açúcar aumenta em 23% os casos de depressão

A pesquisa reuniu mais de 8 mil pessoas e revelou que o excesso de açúcar pode estar associado a problemas cerebrais como depressão e ansiedade

Foto: Getty Images

Atenção formiguinhas de plantão! Um estudo publicado no final do mês de julho deste ano mostrou que o excesso de açúcar em dietas baseadas em refrigerantes e doces, por exemplo, podem estar associadas a um maior risco de problemas cerebrais como ansiedade e depressão. A pesquisa foi feita na Universidade de Londres, Reino Unido, e foi publicada na revista científica internacional Scientific Reports.

“Os resultados mostram efeitos de longo prazo na saúde mental dos homens, do consumo em excesso de açúcar de alimentos e bebidas doces. Altos níveis de consumo de açúcar já haviam sido relacionados a uma alta de depressão em diversos estudos, entretanto, os cientistas não sabiam se a ocorrência do problema mental desencadeava um consumo em excesso de açúcar ou se os doces é que levavam à depressão, explica o psiquiatra Diego Tavares.

Fonte: Getty Images

Para descobrir se a vontade de consumir açúcar é causa ou consequência dos problemas mentais, os cientistas analisaram os dados de 8.087 homens britânicos com idades entre 39 e 83 anos, analisados por 22 anos. As descobertas foram feitas com base em questionários sobre a dieta e a saúde mental de participantes.

Em um terço dos homens, houve um aumento de 23% na ocorrência de problemas mentais após cinco anos, independentemente de obesidade, comportamentos relacionados à saúde, do restante da dieta e de fatores sociais. O fato de serem homens ajuda a entender que os resultados não foram influenciados pelo sexo, já que o sexo feminino tem maior incidência de depressão e ansiedade devido a fatores hormonais.

O consumo de açúcar foi medido por quinze itens que incluem estes 6 alimentos:

Para homens, foi considerado alto consumo uma quantidade maior que 67 gramas por dia e, para mulheres, acima de 50. A Organização Mundial da Saúde recomenda uso máximo de 50 gramas por dia e aponta que o ideal é não passar dos 25.

Segundo o especialista, o açúcar reduz os níveis do chamado fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF, na sigla em inglês), que ajuda no desenvolvimento de tecidos cerebrais. Quando o BDNF cai, costuma ocorrer uma atrofia do hipocampo, área do cérebro que além da memória também regula o estado de humor, o que pode desestabilizá-lo.

Gostou? Curta e compartilhe com seus amigos os perigos do excesso de açúcar 😉

Click to comment

Você também vai gostar

Saúde

Dicas que ajudam até um sujeito que não mantém rotina de treinos

Saúde

Ainda há ajuda para aumentar esses níveis no organismo

Saúde

Dicas que ajudam tanto nas causas desse problema quanto nos tratamentos

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Sair da versão mobile