10 alimentos inflamatórios que atrapalham sua performance

Você sente que seu desempenho é mais o mesmo? Pode ser culpa de alguns alimentos da sua dieta! Descubra quais são e como podem prejudicar suas passadas

Copos de cerveja alimentos inflamatórios
(Foto: IStock)

Para melhorar seu tempo e passar longe de lesões, não basta treinar e descansar para se recuperar. É preciso escolher bem o que você coloca no cardápio. “Alguns alimentos estimulam uma resposta imunológica do organismo por conta de um processo alérgico ou por gerar inflamações no corpo”, afirma a nutricionista esportiva Camila Gomes, da New Millen, de São Paulo (SP), sobre os chamados alimentos inflamatórios.

Os efeitos são desde o aumento de peso, o desconforto gastrointestinal, o inchaço do abdome, até a absorção prejudicada dos nutrientes. “O esportista passa a ter baixo rendimento porque não consegue ter energia e vitaminas disponíveis. Também sente falta de fôlego e pode ter lesões, já que os nutrientes não chegam adequadamente aos tecidos durante a performance e na recuperação”, explica Camila, que lembra ainda que a falta de concentração e a baixa imunidade estão entre os sintomas.

A especialista esclarece que os sinais dessas inflamações não são graves na maioria das vezes. No entanto, ao longo do tempo, elas estão relacionadas a doenças crônicas, como diabetes, artrite, câncer, obesidade e problemas cardiovasculares. Ou seja, reduzir o consumo desses itens é o caminho certeiro para correr melhor e também viver com mais saúde.

Alimentos inflamatórios que prejudicam o desempenho esportivo:

 

Texto: Diana Cortez | Edição: Victor Moura e Leonardo Guerino

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você