Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Correr na esteira funciona? Entenda qual o treino ideal para cada objetivo

Atividade pode acelerar o emagrecimento, prevenir lesões e aprimorar o condicionamento físico

Correr na esteira funciona
Foto: Shutterstock

Correr na esteira funciona mesmo ou é melhor correr apenas na rua? Quase todo iniciante em atividades físicas já deve ter se questionado sobre isso. E a resposta é sim, funciona. Mas, também depende um pouco do objetivo. Para pessoas que estão se preparando para alguma prova ao ar livre, como a SportLife Run, é claro que o indicado é realizar treinos na rua. A prática vai simular muito mais as exigências da competição. Nesse caso, a esteira funcionaria apenas como um complemento, para dias em que não for possível correr na rua, por exemplo.

Mas, se o objetivo é emagrecer ou melhorar o condicionamento físico, esteira funciona tanto quanto correr na rua. Na verdade, existem vantagens e desvantagens em ambas as modalidades. Cabe ao próprio corredor analisar os aspectos de cada tipo de corrida e escolher o que é melhor para ele, de acordo com o momento. Nada impede que o indivíduo também intercale os treinos na rua, com treinos na esteira. Basta ter um bom profissional para ajudá-lo na decisão.

“As vantagens da corrida de rua são a motivação pelas paisagens diferentes e mais atrativas e a variação de estímulos (subidas, descidas, diferentes tipos de terrenos). No entanto, as condições climáticas podem afetar o treino e há um impacto maior para as articulações. Já na esteira, a pessoa terá um ambiente climatizado, com acesso mais fácil à água para hidratação, além de um sistema de amortecimento e controle dos indicadores do treino (velocidade, ritmo médio, inclinação, frequência cardíaca). A desvantagem, nesse caso, é que, em um ambiente fechado, o treino pode ficar um tanto monótono”, analisa Jésica Hakamine, gerente técnica da Smart Fit.

Aprenda a correr na esteira

É muito comum que pessoas iniciantes, geralmente, com objetivo de emagrecer rapidamente, queiram passar horas na esteira. Porém, é fundamental entender que não é possível perder o excesso de peso de um dia para o outro. Para queimar gordura corporal é preciso uma combinação de fatores, como boa alimentação, orientação correta e regularidade. Passar horas na esteira, sem saber ao certo o que está fazendo, pode gerar lesões e atrasar seus resultados.

Por isso, segundo a treinadora Hakamine, existem alguns fatores que precisam ser respeitados na hora de correr na esteira. Nada de ficar segurando nos apoios o tempo todo, ignorar o aquecimento e o alongamento, perder a postura, se distrair facilmente ou usar calçados inadequados. O ideal é começar aos poucos, com sessões curtas e intensidade moderada. E, com o tempo, aumentar a velocidade e a duração de forma gradativa.

E para quem quer entrar em forma, apostar em treinos longos nem sempre é a melhor alternativa. “Uma boa estratégia para emagrecer é o método de treinos intervalados, que alternam intensidades leves e fortes. A recomendação é buscar um profissional que possa criar esse treino, com base nas características e objetivos do aluno”, conta a especialista.

Outras atividades

Algumas academias também proporcionam uma variedade de equipamentos para exercício aeróbico, como bicicletas ergométricas, elípticos, simuladores de escada e até remo. E são boas alternativas para o condicionamento físico e perda de peso também. “Modalidades como bicicleta e transport contribuem para uma melhora da condição cardiorrespiratória e, consequentemente, para o emagrecimento. Porém, a corrida na esteira mobiliza uma maior quantidade de grupos musculares envolvidos na atividade, o que faz com que o gasto energético seja superior nessa modalidade”, conta Hakamine.

A especialista também ressalta a importância de consultar um professor de educação física para avaliar e elaborar um programa de treino adequado, de acordo com as individualidades e objetivos de cada aluno.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Nutrição

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

Emagrecimento

Lembre-se que esse processo pode ser feito de maneira tranquila

Treinos

Saiba manter certo tom de vaidade para não afetar os seus treinos

Nutrição

Outro motivo para valorizar esse tipo de alimentação

Nutrição

Opção que ajuda a te deixar quentinho em tempo gelado

Emagrecimento

O esporte é a “ferramenta” que facilita esse processo de perda de peso

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto