Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Glúten engorda? Prejudica a saúde? Nutróloga esclarece dúvidas

Esse conjunto de esclarecimentos ajuda a entender o impacto do glúten no dia a dia

As principais dúvidas sobre glúten
As principais dúvidas sobre glúten - Shutterstock

É só ir em algum supermercado para ver uma embalagem de um produto com a acusação “contém glúten”. Algumas pessoas ignoram essa informação já outras ficam receosas sobre esse consumo e, paralelamente, convive com mitos sobre esse alimento. Dessa maneira, a nutróloga da Sami Vera Shukumine esclarece as principais dúvidas sobre a substância

Primeiramente, o que é o glúten?

“O glúten é um alimento natural presente em cereais, sendo trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Muitos acreditam que ele é um carboidrato e vilão, mas a verdade é que ele é uma proteína vegetal. O glúten é um tipo de gel que deixa uma massa elástica quando adicionamos água. Por exemplo: ao adicionar farinha e água para fazer uma massa, percebemos que a consistência do alimento muda”, explica Vera Shukumine.

As principais dúvidas sobre glúten

Faz mal?

“Contrariando muitas embalagens, ainda não há comprovação científica de que o glúten faz mal à saúde. Inclusive, ao retirar completamente o glúten da dieta, é preciso repor os benefícios que a substância traz. Com isso, é necessário incluir alimentos ricos em fibras na alimentação, como legumes, frutas e vegetais. No entanto, o glúten não pode ser consumido em três casos específicos: pessoas que possuem doença celíaca, alergia ou sensibilidade não celíaca”, orienta a nutróloga.

O que é a doença celíaca?

“Quando nos alimentamos, os alimentos passam pelo estômago e depois para o intestino, onde ocorre a absorção de nutrientes. É nessa fase que uma pessoa celíaca tem complicações: devido ao seu sistema imunológico, o corpo enxerga o glúten como um invasor a ser combatido, inflamando as microvilosidades da parede do intestino e impossibilitando a absorção de nutrientes importantes para o funcionamento do corpo, como o ferro e as vitaminas”, diz a médica.

Como é a alergia ao glúten?

“Diferente da doença celíaca, a alergia ao glúten não gera uma resposta autoimune do organismo, mas causa diversos sintomas ao consumo, como: espirros, dificuldade para respirar, alergias na pele com coceiras e, em casos mais complicados, anafilaxia. Assim, quem possui alergia ao glúten, além de não poder consumir alimentos com o componente, também precisa passar longe de cosméticos ou produtos que possuem glúten na formulação”, destaca a profissional.

O que é a sensibilidade não celíaca?

A doutora pontua que a sensibilidade não celíaca também não chega a causar uma resposta autoimune como a doença celíaca. Por outro lado, também cita que causa uma aversão ao componente com sintomas relacionados à fadiga e à inflamação do intestino. Para pessoas que não sofrem de nenhuma das alterações acima, cientistas continuam à procura dos malefícios do glúten, mas ainda sem nenhum dado comprovado.

Remover o glúten da dieta emagrece?

“Estudos comprovam que deixar de comer glúten não emagrece. Muitos observam essa reação ao cortar o glúten porque também cortam carboidratos e gorduras na dieta. Nesses casos, há uma falsa impressão que ele causa o emagrecimento. Cortar de uma hora para outra e sem a necessidade pode ser prejudicial: mudanças radicais em um organismo saudável fragiliza o intestino e deixa uma porta aberta para outras doenças”, encerra Vera Shukumine.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Espaço dedicado para os nutricionistas ampliarem a sua visão de negócios

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer

Treinos

O conceito de “passo a passo” ajuda na construção de uma vida física ativa

Treinos

Esse aparelho desperta curiosidade de quem mantém vida física ativa

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Espaço dedicado para os nutricionistas ampliarem a sua visão de negócios

Eventos

Aproveite a Meia Maratona Internacional de SP e descubra o que é necessário para completar o seu circuito

Treinos

A disciplina é o que importa para conquistar ganhos expressivos

Nutrição

Trio que ajuda a sustentar a prática do exercício do prazer