Connect with us

O que você está procurando?

Saúde

Foco para encarar a semana? 5 maneiras de produzir mais endorfina

Fisiologista explica como elevar a produção do hormônio da felicidade com atitudes simples

Foco e endorfina
Foco e endorfina / Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

Foco é algo fundamental não apenas para cumprir todas as tarefas e obrigações diárias, mas também para alcançar sonhos e objetivos pessoais. E a maioria das pessoas começa a se empenhar para isso tudo, justamente no início da semana. Em contrapartida, a segunda-feira costuma ser um dia não muito agradável.

O choque de retornar para as obrigações após o descanso do final de semana tende a desmotivar alguns indivíduos e atrapalhar o foco para alcançar suas metas pessoais. Seja na vida fitness ou em qualquer outra área, motivação e alegria são combustíveis importantes para conquistar sonhos. E é aí que a endorfina pode te ajudar.

“A endorfina é um hormônio produzido pela hipófise (anterior) no cérebro. O nome vem de endo (dentro) morfina (um analgésico natural)”, explica Débora Garcia, especialista em fisiologia do exercício pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Advertisement. Scroll to continue reading.

De acordo com a especialista, a endorfina costuma ser uma ótima aliada da qualidade de vida. Ela proporciona maior satisfação para as pessoas e pode impulsionar a realização de tarefas e a conquista de objetivos. Algo fundamental, por exemplo, para quem quer aumentar o foco no início da semana.

“O que já sabemos é o poder analgésico dela [endorfina]. Traz sensação de bem-estar, conforto, bom humor e alegria. E ainda existem outros benefícios que são atribuídos a ela: diminuir desconforto muscular, ter função na memória e aprendizado, no apetite, no ciclo menstrual entre outros”, diz a fisiologista.

Dessa forma, com a ajuda de Débora, separamos cinco maneiras de elevar a produção natural de endorfina no organismo. Confira:

Advertisement. Scroll to continue reading.

1. Praticar atividades físicas. O exercício físico tende a liberar mais endorfina no corpo.

2. Não exagerar nos exercícios. No entanto, exageros podem comprometer essa produção de endorfina.

3. Meditar. A prática é apontada por Débora como uma boa alternativa para melhorar a produção de endorfina no organismo, elevando a sensação geral de bem-estar.

Advertisement. Scroll to continue reading.

4. Se divertir. De acordo com a especialista, alguns gestos simples e genuínos, como dar risadas, sorrir e gargalhar também podem contribuir positivamente para a produção natural de endorfina.

5. Apaixonar-se. “Apesar de não ser um hábito, quando estamos apaixonados liberamos mais endorfina também”, finaliza Débora.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido