Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Sem dor, sem ganho? 5 mitos da musculação

Treinador revela como alguns fatos famosos sobre a prática são, na verdade, mal interpretados

Sem dor, sem ganho?
Sem dor, sem ganho? / Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

A frase “no pain no gain“, que significa “sem dor, sem ganho”, é mundialmente famosa na musculação. E muitas pessoas a interpretam com o sentido de que, se você não sentir dor depois do treino, é sinal de que a atividade não surtiu nenhum efeito positivo para o seu corpo. Mas, isso não é uma verdade absoluta.

E além do famoso “sem dor, sem ganho”, também existem alguns outros mitos sobre a prática de musculação, que podem confundir as pessoas. Principalmente os iniciantes. Por isso, com a ajuda do educador físico e personal trainer, Leonardo Lima, esclarecemos algumas inverdades sobre a atividade. Confira:

Mitos da musculação

1. Sem dor, sem ganho

Advertisement. Scroll to continue reading.

A famosa dor após o treino é uma resposta do corpo gerada pela inflamação dos músculos que pode simplesmente parar de acontecer quando o corpo se acostuma. Portanto, nem de longe, a dor é um marco confiável de progresso.

2. É melhor fazer o aeróbico antes da musculação

Falso, pois o primeiro substrato energético utilizado durante a prática de atividades físicas é o glicogênio. Como o treino de musculação esgota os estoques de glicogênio dos músculos, ao fazer os aeróbicos logo após o treino de musculação, o organismo será obrigado a utilizar como substrato energético as reservas de gordura corporal.

Advertisement. Scroll to continue reading.

3. Musculação faz bem, mas vai me deixar muito grande

A musculação vai fazer com que o tecido muscular aumente o volume, contudo, o tecido de gordura é mais volumoso do que o muscular. Por exemplo, um praticante de musculação com 90 quilos pode ter um volume corporal menor do que um sedentário de mesma altura e peso. “Isso significa que um praticante de musculação pode ver suas medidas diminuírem conforme a evolução do seu treino”, explica Leonardo.

4. Idosos devem evitar o treino

Advertisement. Scroll to continue reading.

Segundo o treinador, estudos comprovam os benefícios da musculação para pessoas da terceira idade, pois, naturalmente, o idoso tem uma perda de massa muscular. Além disso, a musculação traz inúmeros benefícios, como a diminuição de dores articulares e aumento da disposição.

5. Musculação não emagrece

No momento em que a musculação aumenta o volume muscular, proporciona um aumento do metabolismo, principalmente no repouso. E esse fator faz com que haja uma potencialização do gasto calórico e, por consequência, uma redução de peso.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido