Connect with us

O que você está procurando?

Yoga

Começar a meditar: 5 passos para aprender a prática

Atividade promove benefícios para todo o corpo e também para a saúde mental e espiritual. Confira passo a passo para começar a meditar

Meditação: 5 passos para começar a meditar
Meditação: 5 passos para começar a meditar / Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

A meditação é uma prática milenar que promove benefícios para o corpo, o espírito e a mente, atuando de maneira integral em nossa saúde e bem-estar. Os motivos para começar a meditar são muitos: reduz os sintomas da ansiedade, melhora o controle emocional, aumenta a qualidade do sono, desenvolve a energia vital, melhora a concentração e o foco e muito mais!

O principal mito que ainda cerca a meditação, e que pode desencorajar novos praticantes, é que ela se trata de um exercício complicado, de difícil execução. No entanto, separar uns minutos do seu dia para meditar é muito mais simples do que parece.

Como começar a meditar

O primeiro passo é escolher um lugar confortável, onde você estará livre de incômodos ou interrupções. O ideal é um ambiente silencioso, com luz agradável e ar fresco. Não importa se for ao ar livre ou dentro de casa, o importante é a sensação de bem-estar.

Advertisement. Scroll to continue reading.

O segundo passo é permanecer em uma posição confortável, mantendo sempre a coluna ereta. Ao contrário do que se pode imaginar, não é obrigatório ficar sentado com as pernas cruzadas: você pode se sentar ou se deitar, contanto que seja possível deixar os músculos relaxados.

O terceiro passo é trabalhar a respiração, exercício fundamental. Depois de encontrar a sua posição ideal, feche os olhos e respire fundo. A cada inspiração conte até seis, segure o ar e depois solte lentamente pelo nariz. Repita o processo quantas vezes achar necessário, prestando atenção no ar que entra em seus pulmões, percorre seu corpo e sai aquecido. Use esse exercício para se conectar com o processo natural do seu corpo e fazer sua mente relaxar.

O quarto passo é lidar com os pensamentos, uma etapa que pode ser encara difícil, mas na verdade é bem simples. A meditação não se trata de esvaziar a mente, como explica Sandra Paoleschi, professora de yoga da Cia Athletica Granja Vianna. Ela destaca que, no começo, meditar é apenas aprender que está sentado como um observador dos pensamentos. 

Advertisement. Scroll to continue reading.

“Aos poucos, você entende o que é observar sem criar ação nesses pensamentos e, a partir dessa experiência, verá que há um intervalo entre um pensamento e outro e assim vai descobrindo que há algo além dos nossos pensamentos, há uma consciência maior além desses turbilhões de pensamentos”, explica.

O quinto passo é deixar sua mente fluir. Aproveite esse momento para tomar consciência do seu corpo: ainda com os olhos fechados e a respiração estabilizada, sinta cada músculo dos seus pés, subindo pelas pernas, coxas, ventre, até a cabeça. Repare em cada pedaço seu. Conforme for passando pelos músculos, busque deixá-los relaxados e livre-se das tensões.

Sandra afirma que sentar para meditar todos os dias por cinco ou dez minutos já é uma mudança de atitude. “Aos poucos o praticante começa a perceber a raiz dos hábitos, tornando mais fácil remover um hábito negativo. Além disso, melhora a capacidade do que você vê, escuta e se relaciona com o mundo, percebendo o que precisa trabalhar sobre si mesmo”, finaliza.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido