Connect with us

O que você está procurando?

Nutrição

Benefícios do leite: 6 motivos para incluir a bebida na dieta

Considerado um vilão por muitas pessoas, o alimento, quando bem utilizado, desempenha bom papel no organismo

Benefícios do leite
Benefícios do leite / Foto: Shutterstock
[PAGE TITLE]

Os benefícios do leite, ao contrário do que alguns imaginam, existem sim. E podem, inclusive, te auxiliar na conquista de objetivos dentro da vida fitness. Muitos ainda acreditam, no entanto, que a bebida pode ser prejudicial para a saúde, ou comprometer os resultados de um estilo de vida saudável.

Mas, desde que você não tenha nenhum tipo de intolerância, alergia ou qualquer outra contraindicação de saúde, o leite pode sim te oferecer bons benefícios. Por isso, com a ajuda da nutricionista e atleta fitness, Dani Borges, separamos seis motivos para você incluir a bebida na dieta. Confira:

Benefícios do leite

1) Pode ajudar a prevenir a osteoporose, pois ele é rico em cálcio e em vitamina D. Pode ajudar no crescimento de massa muscular. Exemplo disso é que, assim como a gente toma o Whey Protein, é importante observar que ele é feito a partir do soro do leite.

Advertisement. Scroll to continue reading.

2) É rico em proteína. Dependendo do leite, se a pessoa não tiver nenhum tipo de intolerância, ele pode até contribuir para a melhora do funcionamento da flora intestinal. Aliás, há aqueles que são repletos de lactobacilos, e isso ajuda ainda mais a cumprir esta tarefa.

3) Segundo Dani, também existem alguns artigos que revelam a melhora do funcionamento do sistema nervoso, pois o leite é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam neste processo.

4) Pode ajudar no controle da hipertensão, pois é repleto de aminoácidos e de substâncias chamadas de anti-hipertensivas.

Advertisement. Scroll to continue reading.

5) Possui vitamina A, vitamina E, vitamina K, vitamina D, que estão presentes, principalmente, em sua gordura. Isso no caso se equivale para o leite integral. Mas é importante lembrar que ele vai ser um pouquinho mais calórico.

6) O leite é importante para os ossos, além de ser repleto de minerais e vitaminas. Para se ter ideia, ele possui também vitamina B2, B1, complexo B, vitamina A, cálcio, potássio e fósforo.

Recomendações importantes

A especialista reforça, no entanto, que existe uma quantidade padrão para ser ingerida diariamente. “O indicado é tomar um tomar mais ou menos um copo diário de 250ml. Para quem toma o leite integral, o recomendado seria de 100 a 200ml, pois possui uma quantidade de calorias razoável”, pondera.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Dani ainda conta o que o excesso pode fazer em nosso organismo. “Sobre o excesso de leite, é preciso antes de mais nada entender que ele não é recomendado para a pessoa que tiver algum tipo de intolerância. Nesse caso o ideal é o sem lactose, ou que não seja de vaca. Pode usar, por exemplo, leite de amêndoas. Já o excesso de leite integral pode ocasionar um estufamento abdominal, por conta da gordura, e isso pode levar a uma diarreia. Mas isso só se a pessoa consumir mais de 500 ml, ou uma caixa inteira, por exemplo”, avaliou.

Para encerrar, a nutricionista reforça que ele é um grande aliado na hora de realizar as atividades físicas. “O leite pode ser um aliado à atividade física, por exemplo, consumindo o próprio Whey Protein. Ele vai ter uma quantidade boa desses aminoácidos, da proteína, principalmente, e dos, das vitaminas e minerais. Após a atividade física, tomar o leite em si pode ser uma excelente pedida, pois vai ter uma boa quantidade de carboidratos e de proteínas. E importante: ao fazer atividade física, busque sempre manter uma equilibrada e balanceada”, encerrou.

Advertisement. Scroll to continue reading.
Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Treinadora conta o segredo para conseguir aumentar o gasto calórico sem precisar sair de casa

Nutrição

Além de saudável, alimento consegue aumentar a força do organismo em vários sentidos

Saúde

Nutrólogo revela 7 atitudes que podem garantir uma vida saudável. Exercícios físicos e alimentação estão entre as recomendações

Corrida

Problema é comum entre corredores e precisa de paciência para ser resolvido