Connect with us

O que você está procurando?

Corrida

Primeira maratona: como preparar o corpo e a mente para os 42km

Treinador revela os seus passos iniciais no esporte e dá dicas para quem sonha disputar grandes provas

primeira maratona
Primeira maratona / Foto: Shutterstock

Correr a primeira maratona é um desafio gigante. Afinal, estamos falando de um percurso de 42km, algo extremamente grandioso e que exige muita força de vontade, dedicação e sabedoria de quem se propõe a encarar. No entanto, disputar uma prova dessa magnitude também é igualmente especial e recompensador. Uma sensação de superação e dever cumprido que inspira muitos atletas – profissionais e amadores – a trabalharem por isso.

Preparo físico

Mas, afinal, o que eu preciso fazer para correr a minha primeira maratona? A primeira atitude é não ter pressa para alcançar o objetivo. Mesmo para quem já é praticante assíduo do esporte, um desafio de 42km não é algo simples de encarar. Por isso, inicialmente, certifique-se de que seu corpo está apto para um desgaste tão grande. Faça uma avaliação médica e tenha os exames em dia.

Feito isso, é hora de cercar-se de bons profissionais. Para quem pretende disputar a primeira maratona, ter o acompanhamento de uma assessoria esportiva é fundamental para conduzir o treino e a preparação física. Com o dia a dia ajustado, chegou o momento crucial: ter paciência para evoluir.

“Sempre recomendo às pessoas quando começam: pensem primeiro em 5 km, melhore a velocidade e depois pense em uma meia-maratona. Dá para correr até quatro em um ano. Aí, no segundo ano de corrida, dá para começar a planejar a maratona”, afirma o treinador Adriano Bastos, oito vezes campeão da Maratona da Disney.

Condicionamento mental

Fora isso, condicionar a mente para encarar os 42km é tão ou mais importante do que alcançar um preparo físico exemplar. “É preciso ter uma vivência com corrida. A maratona requer um amadurecimento físico e mental. Você precisa ter um belo preparo. A pessoa já precisa ter uma bagagem, correr há pelo menos um ano. Acho um erro a pessoa querer encarar a distância com menos de um ano, pois é muito agressivo se você não tiver o preparo adequado e cabeça para saber que vai ficar muito tempo correndo”, analisa Adriano.

Uma alternativa para treinar a mente corretamente e conseguir disputar a primeira maratona é simular o cenário e as condições que você vai encontrar durante a prova. Por exemplo, dificilmente você terá companhia de alguém nos momentos mais difíceis da competição. Por isso, é necessário se preparar para superar esse desafio sozinho.

“O que mais me ajudava era fazer grande parte da rotina de treinamento sozinho. Esse era meu trabalho mental, de vencer a solidão e cumprir a sessão de treino. A cabeça se fortalecia nesses momentos e ir para a prova, onde tinha a motivação e a adrenalina da disputa deixava tudo mais fácil”, finaliza Adriano.

Escrito por

Advertisement

Últimas Noticias

Eventos

Com o tema "uma odisseia sob as estrelas", prova é a queridinha do público

Eventos

Iniciativa tem o objetivo de unir dois mundos em um só

Eventos

Prova é aguardada por vários corredores amadores e profissionais

Eventos

É o tipo de prova que valoriza o trabalho em conjunto

Corrida

Os seus adeptos lhe definem como "exercício do prazer"

Saúde

Os benefícios desse esporte ultrapassam as quatro linhas

Advertisement

Você também vai gostar

Eventos

Corrida que visa angariar fundos para pesquisas sobre o câncer está com data marcada. Evento será realizado em mais de 70 cidades brasileiras

Corrida

Tonificar a musculatura do corpo é fundamental para correr melhor

Corrida

Muito além do emagrecimento, atividade tem o poder de melhorar até o funcionamento cerebral

Corrida

Aprenda a se precaver e resolver incômodos que desanimam e atrapalham o seu desenvolvimento