As vantagens de buscar a assessoria esportiva

Zeca Fernando, coach de atletas e empresários, conta como a assessoria esportiva ajuda desde quem nunca correu até grandes corredores

As vantagens de buscar a assessoria esportiva
Foto: Shutterstock

Na noite da última segunda-feira (5), o canal do Sport Life no Youtube promoveu uma live com o professor Zeca Fernando, head coach da Ztrack, em São Paulo. O profissional explicou sua formação e também como sua assessoria esportiva é importante para os atletas amadores.

“Sou esporte desde pequeno, quando jogava vôlei, depois fiz o curso de Educação Física e me tornei treinador de natação. Tive atletas campeões paulista e brasileiro… Contudo, quando fui mudar de clube, veio o convite para montar uma assessoria esportiva e montei a Ztrack, há 27 anos. Atualmente, estou fazendo psicologia”, contou o especialista.

Zeca reforçou a importância de buscar especialistas para a atividade física. Dessa forma, é possível alcançar melhor as suas metas e evitar as lesões.

“Na assessoria, recebemos pessoas de vários níveis. Temos um projeto mais profissional, que serve desde quem ainda não pratica nada até quem já pratica, mas quer melhorar seu rendimento. Existe um envolvimento de metas. Todo ano, estudamos uma maratona para levar toda equipe. Então, você tem uma gama de intervenções e gera muita troca. Entender que as pessoas são únicas e que cada uma tem suas metas é o grande segredo para um bom treinador”, ponderou.

Por isso, o profissional faz questão de reforçar a sensibilidade que a assessoria esportiva precisa ter ao receber um novo atleta. “Entre o médico sugerir e a pessoa sair correndo existe um processo. Tenho muitos clientes que saíram do médico liberados, mas ainda não estavam bons. Precisamos ter a sutileza de perceber o que a pessoa precisa naquele momento. Você precisa analisar a pessoa, os objetivos que ela quer atingir e os objetivos”, emendou.

Motivação na pandemia

Sem as provas durante a pandemia, a assessoria esportiva precisou se adaptar. Os treinos, antes em parques, passaram a ser on line, mas mantendo o horário para que os praticantes não se desacostumassem. Além disso, as provas também passaram a ser feitas de forma virtual.

“A motivação é o ponto principal. A pessoa se manter treinando, diante de um cenário de medo e ainda mais com frio agora. Você colocar objetivos colabora e muito. Além de provas virtuais, colocamos objetivos técnicos, como o tempo para concluir a prova. Por isso, a pessoa se mantém aplicada, na corrida e também no fortalecimento. Damos um suporte estando sempre presentes na hora que precisam. É muito legal e importante”, contou.

Participe da Sport Life Run! As inscrições podem ser feitas no Ticket Agora.

Os comentários estão desativados.

Recomendadas para você