A Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e aprimorar o aprendizado através da motivação em ambientes fora do contexto dos jogos.
Esse conceito já é visto desde 2018 em empresas de diversos segmentos, para os públicos externos e internos. Lojas, escolas e academias são exemplos de setores que já utilizam a gamificação em suas estratégias. Ou seja, buscando passar o conteúdo de uma forma mais interativa, dinâmica e divertida.
Para o universo das academias, a gamificação traz diversos benefícios como o estímulo à competição saudável entre os alunos, o sentimento de conquista e a mensuração de resultados. Outra característica que favorece o uso da gamificação pelas academias é o fato dela ser acessível. Pessoas de qualquer idade ou tempo de treino, podem ter metas personalizadas, independente da modalidade exercida. Dessa maneira, também irão se manter mais motivados
Um grande entusiasta da gamificação nas academias é o empresário Fernando Nero. “Durante os anos em que atuo com academias, percebi que as pessoas gostam de traçar metas e conseguir mensurar os resultados. Então, a gamificação é uma maneira lúdica de incentivar o aluno a buscar sempre uma melhor performance, respeitando sua condição física” explica.
Por isso, ele está lançando no Brasil uma nova linha de academias que preza pela tecnologia e personalização. Uma delas é a Orange – nome inspirado em Orange Zone, estado cardíaco que promove maior queima calórica, chegando a 91% da capacidade máxima. Além disso, ela combina tecnologia, ciência e treinamento garantindo resultados. Sendo projetada para carregar o metabolismo após a queima calórica dando mais confiança aos alunos.
As aulas de gamificação são coletivas e feitas para promover o emagrecimento, utilizando esteiras, remadores e exercícios funcionais. Por fim, cada participante recebe um e-mail individualizado com todas as informações do treino realizado.