O HIIT, do inglês “high intensity interval training” (ou treino intervalado de alta intensidade), é um método de treino conhecido por melhorar o condicionamento físico em menos tempo.
Seu principal benefício tem agora reconhecimento científico. Isso porque um estudo conduzido por pesquisadores australianos, e publicado na revista científica British Journal of Sports Medicine, aponta que a modalidade é mais eficiente na queima de gordura do que os exercícios aeróbicos.
A educadora física e coordenadora técnica da Fit Anywhere, Alaíde Martins Marques Souza, explica que o método consiste basicamente em treinos com períodos de curta duração. Durante a prática, o organismo trabalha entre 80% e 90% da frequência cardíaca máxima, alternando exercícios de alta e baixa intensidade.
Os treinos HIIT são exercícios curtos, porém mais intensos. A pessoa faz, por exemplo, corridas intensas de 60 segundos, com intervalos curtos de 15 segundos para descansar. A alternância é repetida diversas vezes durante um treino de 15 a 30 minutos.
Os pesquisadores da UniEdu de Santa Catarina, Robert Passos da Silva e Jucemar Benedet da UniEdu, apontam que o HIIT promove um consumo excessivo de oxigênio, que perdura no período de recuperação ao longo do dia e contribui para a queima de gordura. “Ao se elevar os níveis de oxigênio para o restabelecimento dos processos metabólicos, há uma maior oxidação de gordura”, afirma a tese dos educadores físicos.
Outros benefícios do HIIT
A pesquisa australiana analisou resultados de uma série de estudos de 511 participantes adultos que utilizaram o HIIT, em comparação com outro grupo sem os mesmos estímulos. O grupo de voluntários participou da pesquisa com atividades praticadas três vezes por semana. Cada um com quatro tiros de quatro minutos cada, com intervalos de três minutos. Já os exercícios moderados duravam 40 minutos.
Após quatro semanas, os autores constataram que o HIIT aumentou a capacidade respiratória dos voluntários em 10%, enquanto do outro grupo aumentou apenas 4%. “O HIIT aumenta a capacidade cardiorrespiratória, o que fortalece o coração e melhora a circulação sanguínea, aumentando a capacidade de aceleração e resistência”, diz Alaíde. Após 12 semanas de treino, foi constatado que cada minuto de atividade física passou a queimar 0,13 gramas adicionais de gordura.
De acordo com a recente Pesquisa Mundial de Tendências de Fitness, o HIIT está entre os tipos mais populares de exercícios. “A atividade feita em menor tempo de duração facilita o encaixe no dia a dia. Por isso, o HIIT é uma opção para quem tem uma rotina corrida, mas quer sair do sedentarismo”, finaliza a educadora física.